Homeopatia e Pecuária

Intoxicação em Bovinos: Planta Tóxica Corona.

Plantas Tóxicas são responsáveis por muitos casos de Intoxicação Bovina, como no caso da ingestão da Mascagnia pubiflora, conhecida por “Corona” ou Cipó Prata, devido ao aspecto prateado das folhas na época de brotação.

Fig. 01) Mascagnia pubiflora: Planta Tóxica para Bovinos e outros animais

As partes tóxicas do Cipó Prata são as folhas e os frutos; sendo que sua ingestão, dependendo da quantidade e da imunidade do animal, causa morte súbita no animal (o mesmo ocorre com a Erva-de-Rato).

Apesar de ocorrer intoxicação por ingestão desta Planta em qualquer época do ano; a ocorrência de mortes é maior durante a estação seca, devido à escassez de forragem e é justamente neste período de seca, que a planta se torna muita chamativa e palatável para os Bovinos.

A dose letal em Bovinos, por ingestão Mascagnia pubiflora, varia conforme o estádio de crescimento da planta. Na fase de brotação, floração e frutificação, a dose letal é de 5 gramas de folhas frescas por kg em bovinos. Já na fase da planta madura, a dose letal é de 20 g/kg.

Os sintomas de Intoxicação Bovina por ingestão de Cipó Prata são: dificuldade do gado em se levantar, andar rígido, tremores musculares, queda, movimentos de pedalagem, podendo evoluir para a morte. Nota-se que, em caso de animais intoxicados, estes deverão ter a movimentação restringida por uma ou duas semanas, sendo que em caso de intoxicação moderada, existe a possibilidade de recuperação.

Fig. 02) Intoxicação Plus: produto destinado a Prevenção e Controle de Intoxicações

A fim de evitar casos de Intoxicações em animais como Bovinos e outros, o pecuarista deve buscar manter os pastos “limpos” e buscar alternativas como medicamentos que auxiliam na prevenção e redução de sintomas e perdas de animais por estes tipos de Intoxicações.

Neste aspecto, o produto Intoxicação Plus é um excelente medicamento que atua de forma eficaz na prevenção e redução de Intoxicações por diferentes tipos de Plantas Tóxicas, pois atua na melhora da Saúde e Imunidade do animal tratado, além de auxiliar nas funções do fígado desses animais, reduzindo assim possíveis casos de Intoxicações.

Mais informações referente a este tipo de medicamento, entre em Contato com equipe de técnicos especializados.

Fonte: Figura 01) https://www.researchgate.net/figure/Amorimia-Mascagnia-pubiflora_fig2_285678393

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal