Homeopatia e Pecuária

Intoxicações Bovinas: 3 principais motivos de Intoxicação Bovina por Plantas

Intoxicações Bovinas podem resultar em morte de animais, redução do desempenho reprodutivo, queda na produção, na saúde; entre outros problemas, que acabam por gerar prejuízos ao produtor de animais. quando se fala sobre Intoxicação em Gado por Plantas Tóxicas, muitos acreditam que os Bovinos apresentam instinto para identificar as Plantas Tóxicas, o que não é correto. O que acontece de fato, é que os animais selecionam as Plantas disponíveis pela palatabilidade e pelas sensações que ocorram após a ingestão, como náuseas e vômitos, deixando de “preferir” ingerir determinadas Plantas.

A fim de auxiliar no esclarecimento de duvidas sobre este assunto, iremos descrever alguns fatores que são chamados de “responsáveis” por muitos casos de Intoxicações em Bovinos, pois levam esses animais a ingerirem Plantas Tóxicas; como:

cafezinho
       Cafezinho (1: Arbusto; 2: Flor e 3: Fruto)

1) Sabor Agradável (Palatabilidade): Existem Plantas Tóxicas que são consideradas palatáveis, ou seja, com sabor agradável, que causam Intoxicação como, por exemplo, a Erva-de-Rato (Palicourea marcgravii), diferentemente da Planta Tóxica Senecio spp, conhecida por Maria-Mole ou Flor das Almas; uma Planta pouco palatável, sendo por isto consumida pelos Bovinos somente sob determinadas condições.

2) Fome: Este é um dos principais motivos que podem levar os Bovinos a ingerirem estas Plantas nocivas, como no caso de pastagens com pouca disponibilidade de forragem, principalmente nas épocas de estiagem, quando Plantas Tóxicas permanecem verdes ou rebrotam com facilidade e no caso de escassez de alimentos, de modo geral. O transporte de animais também pode levar à ocorrência de Intoxicações, como no caso de animais que chegam de viagem com fome, e acabam ingerindo Plantas que normalmente não comeriam ou o fariam em baixa quantidade.

3) Sede: Sabe-se que os animais que passam sede e logo em seguida bebem água perdem a palatabilidade e a capacidade de seleção, podendo ingerir plantas tóxicas. Isto ocorre muito em casos de animais transportados, que podem passar longos períodos sem beber água.

Esses são alguns fatores responsáveis pela Intoxicação em Gado por Plantas, que pode ser Prevenida através de medidas profiláticas, como cuidado das pastagens, manejo adequado, cuidado na alimentação bovina, entre outros. Porém, sabe-se que, nem sempre é possível evitar casos de Intoxicações, nestes caso, o produtor deve recorrer ao uso de produtos que auxiliam na Prevenção e Tratamento de Intoxicações Bovinas, como no caso do produto Intoxicação Plus (antigo A Toxi H), um Medicamento indicado para Prevenção e Tratamento desse tipo de problema, com excelente resposta. Este tipo de produto, que é 100% natural, atua em diferentes tipos de Intoxicações em animais como Bovinos, Caprinos e Ovinos.

Para saber mais, Entre em Contato com a Expressão Animal.

Saiba mais em: 1) Morte Súbita: Plantas Tóxicas e Bovinos Parte 1- Cafezinho e Erva-de-Rato; 2) Intoxicação Bovina por Plantas e outros

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: 1) Riet-Corrêa F, et al. A pecuária brasileira e as plantas tóxicas. Revista UFG. 2012; 13(13): 83-91.; Riet-Corrêa F, et al. Intoxicações por plantas em ruminantes no Brasil e no Uruguai: importância econômica, controle e riscos para a saúde pública. Pesq. Vet. Bras.,  Rio de Janeiro ,  v. 21, n. 1, p. 38-42, Mar.  2001 ; 2) Barbosa, R. R; et al.  Plantas tóxicas de interesse pecuário: importância e formas de estudo. Acta Veterinária Brasílica, v.1, n.1, p.1-7, 2007; 3) Imagens: paulicoureamarcgravii.blogspot.com

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal