As intoxicações bovinas por ingestão de plantas representam um dos principais desafios sanitários e produtivos enfrentados por pecuaristas em todo o Brasil. Com uma extensa variedade de plantas tóxicas distribuídas por diferentes biomas, os bovinos estão frequentemente expostos a espécies vegetais capazes de causar desde quadros clínicos leves até a morte súbita.
Entre as perdas diretas e indiretas causadas por intoxicação estão: abortos, defeitos congênitos, baixo desempenho produtivo por doença crônica, subutilização de pastagens, entre outros. Com isso, a prevenção acaba sendo uma das mais eficientes armas contra esses prejuízos.
Um levantamento de mortes causadas por intoxicações na região do Rio Grande do Sul, realizado por pesquisadores (Rissi, et al., 2007) diagnosticou surtos ou casos isolados de intoxicação por 18 tipos de plantas.
Dentre as diversas espécies causadoras de intoxicações bovinas por ingestão de plantas, algumas se destacam pela frequência com que ocorrem e pela gravidade dos sintomas que provocam.
As intoxicações bovinas por ingestão de plantas causam muito mais do que perdas por morte de animais. Os prejuízos envolvem:
Portanto, prevenir e controlar as intoxicações é essencial para manter a rentabilidade da atividade pecuária.
Fale com um especialista e saiba como prevenir e controlar as intoxicações.
A prevenção é, sem dúvida, a estratégia mais eficaz para evitar as intoxicações bovinas por ingestão de plantas. Algumas medidas fundamentais incluem:
Entre essas medidas, o uso de soluções naturais têm se destacado como uma das opções mais seguras e práticas.
O Intoxicação Plus é um medicamento 100% natural, desenvolvido para prevenir e tratar intoxicações bovinas por ingestão de plantas. Sua composição fortalece a saúde e fisiologia dos ruminantes, com ação direta na função hepática, no sistema imunológico e processos de desintoxicação.
Confira os principais diferenciais:
Além disso, sua aplicação é simples e não exige mudanças no manejo. Por isso, o Intoxicação Plus é indicado tanto para produtores que já enfrentaram problemas com intoxicações, quanto para aqueles que desejam proteger o rebanho preventivamente.
Mesmo com medidas preventivas, o diagnóstico precoce e o manejo técnico adequado são essenciais para minimizar os efeitos das intoxicações bovinas por ingestão de plantas. Uma avaliação precisa pode indicar:
Nesse sentido, ter uma empresa parceira e especializada no assunto faz toda a diferença.
Se você enfrenta ou quer evitar problemas relacionados às intoxicações bovinas por ingestão de plantas, a Expressão Animal tem as soluções certas para você.
Com uma equipe técnica altamente qualificada, atendimento personalizado e produtos seguros como o Intoxicação Plus, estamos prontos para ajudar a sua fazenda a produzir com mais saúde, segurança e rentabilidade.
Preencha o formulário abaixo ou clique no botão do WhatsApp ao lado para falar agora mesmo com um especialista, tirar dúvidas e solicitar seu orçamento sem compromisso.
Fontes:
RISSI, Daniel R. et al. Intoxicações por plantas e micotoxinas associadas a plantas em bovinos no Rio Grande do Sul: 461 casos. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 27, p. 261-268, 2007.
Tokarnia, C.H., Döbereiner, J. & Freitas, M. (1979). Plantas Tóxicas da Amazônia a Bovinos e outros Herbívoros. INPA, Manaus.
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?
Orçamento Gostaria de solicitar um orçamento por WhatsApp.
Dúvidas Gostaria de sanar algumas dúvidas sobre os produtos da Expressão Animal.