Homeopatia e Pecuária

Mal do CASCO ou Manqueira: Como tratar e evitar.

CASCOO Mal do CASCO, também conhecido por Manqueira, é uma doença que acomete ruminantes, como Bovinos, Caprinos e Ovinos; caracterizada por inflamação e dor.

Este problema ocorre com mais frequência em período chuvoso e lugares encharcados. O sintoma mais comum é inchaço na ligação pele-casco, levando a manqueira, que devido a dor, o animal manca. O ferimento quase sempre, apresenta cheiro desagradável e o animal emagrece rapidamente, devido a dificuldade de andar a procura de alimentos.

Como evitar esses mal? Fazer corte e limpeza dos Cascos, preferindo a época seca para a realização da prática, além de construir pedilúvio e neste utilizar solução de formol a 5% (1 litro de água limpa, com 50 ml de formol); ou solução de cal virgem a 40% (1 litro de água, com 400 g de cal virgem); lembrando que a quantidade destas soluções deverá cobrir toda a região afetada, quando os animais passarem pelo pedilúvio. Por fim, o uso de medicamentos, como CASCO H, ajuda a Prevenir e Tratar esses Problemas de CASCOS, causados por fatores Infecciosos, Metabólicos e Outros, sem a necessidade de manejo.

Para saber mais, entre em Contato Agora com Técnicos.

Fonte: 1)  Vieira, L. da S. Documentos Mal do Casco. Doc. nº 12, jan 91. Série Documentos – produzida para utilização por pequenos produtores de caprinos e ovinos assistidos pelo Programa de apoio ao pequeno produtor – PAPP. Embrapa; 2) Imagem: www.google.com.br/search casco+de+ruminantes

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal