Homeopatia e Pecuária

Manejo e Lotação de Pastagem no Controle do Carrapato-do-Boi

O Manejo da Pastagem pode auxiliar no Controle da Infestação de Carrapatos. Como no caso da introdução de Bovinos livres de Carrapatos em pastos que tenham ficado em descanso (por pelo menos 3 meses), em que se observa a redução da necessidade de frequência de banhos Carrapaticidas.

CARRAPATO PASTAGEMAlém disso, pode-se observar que Bovinos presentes em pastos ocupados permanentemente, geralmente possuem mais Carrapatos, quando comparados com Bovinos em pastos recém-formados ou em descanso.

Já no caso da Lotação de Pastagem, tem se observado que devido a intensificação dos sistemas de produção, tem se colocado cada vez mais, uma maior quantidade de número de animais por área; com isto, aumenta a facilidade das larvas de Carrapatos-do-Boi encontrarem seu hospedeiro (no caso, bovinos). Sendo assim, quanto maior a lotação de um pasto maior a chance de infestação dos animais.

Neste contexto, podemos afirmar que a Infestação de Carrapatos-do-Boi em um rebanho pode ser determinado por diversos fatores, que vão além do tipo de Manejo da Pastagem e Lotação de Pastagem, dos quais podemos citar: tipo de nutrição que interfere diretamente na resistência de bovinos ao Carrapato (animais mal nutridos, são mais susceptíveis), aumentando o potencial de Infestação da Pastagem; tipo de gado (bovinos de origem europeia, possuem maior chance de sofrer infestação; quando comparados com gado Nelore; com isto, a seleção de animais resistentes e o descarte de animais suscetíveis auxilia no Controle da Infestação de Carrapatos nas pastagens); entre outros.

Sendo assim, sabemos que existem diversas medidas que podem ser utilizadas, a fim de auxiliar no Controle de Infestações de Carrapato-do-Boi, como a utilização de bovinos resistentes, manejo correto de pastagem, nutrição adequada, são medidas que auxiliam no Combate e Controle deste parasita, levando a redução de banhos Carrapaticidas e utilização de outros medicamentos destinados ao Controle de Carrapatos Bovinos (veja Parasito H).

Dúvidas ou mais informações, favor entrar em Contato.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fonte: 1) Furlong, J, Sale, R. de O. Controle Estratégico de Carrapatos no Bovino de Leite: Uma Revisão. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, v.1, n.2, p. 44 – 72, 2007; 2) Controle de Carrapatos nas Pastagens – Fatores que afetam a fase de vida livre de carrapatos. Organização: Cecília José Veríssimo. 2º ed. Nova Odessa: Instituto de Zootecnia, 2015.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal