Homeopatia e Pecuária

Morte Súbita: Plantas Tóxicas e Bovinos Parte 2 – Roxa, Roxinha e Palicourea grandiflora

As Plantas Tóxicas apresentam substâncias que causam alterações metabólicas desencadeando sinais clínicos, sendo que em Bovinos elas causam diversos efeitos, que variam conforme o tipo de Planta e sua quantidade ingerida, causando sintomas que variam desde pouco percebidos, sintomas com pequenas alterações e até mesmo sintomas que levam a morte do animal.

No texto anterior foram descritas as Plantas Palicourea marcgravii (Cafezinho ou Erva-Café) e Palicourea aeneofusca (Erva-de-Rato ou Papaconha); e neste texto iremos descrever duas Plantas Tóxicas também importantes na Pecuária, que também causam Morte Súbita em Bovinos, estas são: Palicourea juruana Krause e Palicourea grandiflora.

"Roxa” ou “RoxinhaA Palicourea juruana Krause (fig. 1) é uma Planta Tóxica, presente nos estados como Pará, Amazonas e Rondônia. Conhecida como “Roxa” ou “Roxinha”, esta Planta se apresenta em forma de arbusto, onde Bovinos a consomem espontaneamente mesmo sem fome, em qualquer época do ano, por ter boa palatabilidade (sabor agradável). Em Bovinos, os sintomas da Intoxicação após ingestão da Roxa ou Roxinha ocorrem, em média, 12 horas após a ingestão; com queda brusca do animal ao solo, com movimentos de pedalagem e Morte.

Palicourea grandiflora (fig. 2) é uma um arbusto sem nome popular, sendo que Palicourea grandifloraesta Planta apresenta distribuição restrita, responsável por Morte de Bovinos no Estado de Rondônia, Acre e Mato Grosso. Em Bovinos, os sintomas da Intoxicação por ingestão das folhas aparecem em até 24 horas, com queda repentina do animal ao solo, em decúbito lateral e movimentos de pedalagem, dispnéia e morte.

Como descrito no texto anterior (citado abaixo), Manejo de Pastagens, com observação e eliminação de Plantas Tóxicas, além de medicamentos que auxiliam na prevenção de Intoxicações, como o A Toxi H são medidas importantes que diminuem estes tipos de Intoxicações em Bovinos.

Para saber mais, entre em Contato com Equipe Técnica Especialista.

Leia também:  Morte Súbita: Plantas Tóxicas e Bovinos Parte 1- Cafezinho e Erva-de-Rato

Fontes: Costa, A. M. D. Plantas tóxicas de interesse pecuário nas microrregiões de Araguaína e Bico do Papagaio, Norte do Tocantins. 2009. Dissertação. UFT, Araguaína – T.O., 2009; 2) Serodio, J. J. Principais Plantas Tóxicas que cursam em sinais neurológicos primárias e secundarias em ruminantes. Seminários. Pós-Graduação. Escola de Vet. e Zoot. da UFG, Goiânia – G.O., 2011.

Direitos reservados: Artigo de uso exclusivo da Expressão Animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e autor(es) do artigo.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal