Homeopatia e Pecuária

Mosca-do-Chifre: 10 perguntas clássicas.

1 – Mosca-dos-Chifres: O que é e como identificar?

A Mosca-do-Chifre é um inseto pequeno, de coloração castanha, que tem a metade do tamanho da Mosca domestica e da Mosca-dos-estábulos (2 a 4 mm). (Figura 52) Este inseto tem a característica de pousar com a cabeça para baixo e asas parcialmente abertas (“asa delta”) para sugar o hospedeiro. Raramente anda, mas voa quando muda de lugar, e em grupos

agregados (“nuvens”) retornando imediatamente ao animal.

2 – Porque a Mosca-dos-Chifres tem esse nome?

O nome Mosca do Chifre foi dado porque na Europa este inseto atacava preferencialmente a base dos chifres. Já no Brasil, a mosca é encontrada em outras áreas, principalmente as que ficam fora do alcance dos movimentos da cabeça e da cauda (região dorso lombar, cupim, abdômen e pernas). Observa-se que durante o dia, se o calor é muito intenso, as moscas descem para a parte inferior do animal, concentrando-se na região do abdômen, onde se protegem dos raios solares.

3 – Porque a Mosca-dos-Chifres pica os bovinos?

A “Mosca-dos-Chifres” (Haematobia irritans) pica os bovinos por ser hematófaga, ou seja, se alimenta exclusivamente de sangue; e faz isto através de picadas no seu hospedeiro, preferencialmente bovinos.

4 – A Mosca-dos-Chifres pica somente bovinos?

Não, apesar da Mosca do Chifre ter preferencia ao bovino, esta pode parasitar ovinos, caprinos, equinos, bubalinos, suínos, caninos e eventualmente o homem.

5 – Somente a fêmea da Mosca que suga o sangue?

Não apesar de a fêmea picar com maior frequência, tanto o macho quanto a fêmea picam seu hospedeiro. Calcula-se que cada Mosca fêmea pica em torno de 38 vezes ao dia, enquanto que o macho ataca cerca de 24 vezes ao dia.

6 – A Mosca-dos-Chifres tem preferencia por qual tipo de gado?

A mosca-dos-chifres prefere bovinos com pelos escuros ou com manchas escuras. Tem preferencia também por bovinos europeus (raças européias) e mestiços, quando comparados ao zebu. Porém, os zebuínos são mais nervosos que o gado europeu, manifestando maior irritabilidade, maior stress e alterações dos hábitos normais de alimentação.

7 – Quanto tempo vive a Mosca-dos-chifres?

A Mosca adulta vive cerca de 40 dias.

8 – Quantos ovos uma única Mosca-dos-chifres é capaz de botar durante sua vida?

Durante sua vida, uma Mosca pode chegar a colocar até 300 ovos, porém, calcula-se que apenas 7 a 10% dos ovos depositados darão origens as moscas adultas.

9 – Quais os danos causados pela Mosca-dos-chifres?

O gado quando atacado pela Mosca-dos-Chifres fica irritado, ou seja, estressado, o que leva a queda na Produção Animal, com perda de peso, diminuição na produção de leite.  Devido ao estresse, a mosca prejudica o bem-estar e saúde dos animais parasitados, além de danificar o couro desses animais, provocando lesões pelas suas picadas e facilitando a ocorrência de bicheiras; reduzindo a qualidade do couro.

10 – É possível eliminar a Mosca-dos-Chifres?

Não é possível eliminar a Mosca do chifre na sua totalidade; porém é possível reduzir a ponto de evitar os danos na pecuária. Uma maneira eficaz e rápida, sem gerar resistência ou resíduos é utilizando produtos de alta tecnologia, que atuam impedindo o desenvolvimento da mosca, sem causar dano aos animais ou meio ambiente. Neste contexto, podemos citar o medicamento Parasito H, que atua tanto no Controle quanto na Prevenção da Mosca do Chifre.

Maiores informações, favor entrar em CONTATO.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e autor(es) do artigo ou citação do site.

Fonte: 1) Saueressig, T. M. O que é Mosca-dos-Chifres? Danos causados pela mosca-dos-chifres; Tratamento integrado; Embrapa Cerrados, 1998; 2) Hamada, S. T. Mosca do Chifre – Alastramento no Brasil, Patogenia, Perdas Econômicas e Profilaxia. Especialização em Defesa Sanitária Animal da Univ. Tuiuti do Paraná. Curitiba, 2005; 3) Imagem: iepec.com

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal