Homeopatia e Pecuária

Mosca-do-Chifre e seu Controle Correto

O Gado atacado pela Mosca-dos-Chifres fica irritado e estressado, causando queda na Produção Animal, perda de peso e diminuição na produção de leite. Além disso, a Mosca-dos-Chifres prejudica o bem-estar e saúde dos animais parasitados, provocando lesões no Gado pelas picadas, facilitando a ocorrência de bicheiras e reduzindo a qualidade do couro.

Por isto, é importante o Controle deste parasita, a fim de evitar prejuízos econômicos; em especial; nas estações quentes e secas, onde um único animal chega a ser infestado por mais de 2.000 Moscas; diferente dos períodos chuvosos, na qual a Proliferação da Mosca é menor. No entanto, diante desta realidade, existe um hábito comum que pode prejudicar o Controle da Mosca; a utilização de Inseticidas de forma errada.

Neste contexto; pesquisadores da Embrapa orientam o uso de Inseticidas na primeira quinzena de outubro e na última quinzena de março; a fim de manter a população de Mosca-do-Chifre controlada durante essa época, que é a mais crítica em relação a este parasita. Além disso, não é recomendado o tratamento em rebanhos com infestação média de até 150 a 200 moscas por animal, pois este número não causa sérios prejuízos econômicos, sendo tolerável pelos animais.

Além dos tratamentos estratégicos (começo de outubro e fim de março), com pulverização ou aplicação de inseticidas “por on”, outra medida que auxilia no Controle da Mosca-dos-Chifres é a utilização de medicamentos como Parasito H. Um medicamento natural, que impede o desenvolvimento de Parasitas Bovinos, de forma eficaz e natural. Com o uso de Parasito H, garante que os rebanhos estejam livres de contaminações químicas por inseticidas, reduzindo problemas com resíduos e intoxicações; além de reduzir gastos.  Assim, é possível garantir um controle desses parasitas, de forma econômica e eficaz; evitando prejuízos econômicos aos rebanhos.

Mais informação entre em Contato.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: Horner, M. R; Bianchin, I., Gomes, A. A Mosca-dos-chifres: histórico, biologia e controle. Embrapa – CNPGC. Campo Grande – M.S., 1991. 34p; 2) Brito L. G.; Barbieri , F. da S. Resistência a Inseticidas em populações da Mosca-dos-Chifres: entendendo como chegamos a esta situação. Embrapa, Produção Animal; 2014. Disponível em: embrapa.br…resistencia-a-inseticidas-em-…mosca-dos-chifres; 2) Imagem: cptcursospresenciais.com.br

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal