Homeopatia e Pecuária

Mosca dos Chifres: 4 dúvidas no controle deste parasita.

Existem algumas medidas simples, que possibilitam tornar eficaz o Controle da Mosca do Chifre. Para isto, iremos destacar 4 passos, a fim de facilitar esse tipo de controle e prevenir, futuros problemas com este parasita.

1) A partir de quantas Moscas por animal é indicado o controle?

O Controle da Mosca-do-Chifre é indicado, segundo especialistas, em situações onde a Infestação média for acima de 200 moscas/animal; sendo que a partir deste numero, observa-se prejuízos na Produção Animal.

2) Qual o melhor horário para aplicar inseticidas (“pour on”) no rebanho?

As Moscas-do-Chifres tendem a sugar o sangue dos animais na primeiras horas da manhã e no final da tarde,  sendo que no período de maior incidência solar, as Moscas protegem-se na sombra, pousando no ventre e entrepernas dos animais. Por este motivo, é indicado o uso de inseticidas nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, período em que as Moscas permanecem no dorço dos animais, permitindo assim, que um maior número de Moscas sejam atingidas pelo inseticida.

3) Devo controlar a Mosca do Chifre em que período do ano; de seca ou de chuva?

Em geral, observa-se uma maior proliferação da Mosca-do-Chifre nas estações quentes e secas, onde um único animal chega a ser infestado por mais de 2.000 insetos diferente dos períodos chuvosos, na qual a proliferação da Mosca é menor. Porém, sabe-se que as Moscas estão presentes durante todo o ano; o que implica na necessidade de se controlar este parasita o ano todo.

4) Então, como controlar a Mosca do Chifre, durante o ano todo, sem gerar resistência?

Seu controle, em geral, é realizado com produtos químicos, à base de piretróides, brinco impregnado com o inseticida, pour on; entre outros que tem favorecido o desenvolvimento de Resistência. Por isto é indicado o Controle integrado, que consiste na utilização de dois ou mais métodos para ser eficaz. Sendo assim, o produtor pode recorrer ao uso de inseticida (aspersão, imersão, pour-on), aliado ao uso de produtos naturais, como Parasito H, que auxilia no Controle e Prevenção da Mosca-do-Chifre, sem gerar resistências e resíduos.

Maiores informações, favor entrar em CONTATO.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e autor(es) do artigo ou citação do site.

Fonte: 1) Honer, M.R., et al. Programa de Controle da Mosca dos Chifres. Comunicado Técnico, nº 34, Embrapa Gado de Corte, 1990; 2) Silva Netto, F.G. da; et al. A Mosca-dos-Chifres (Haematobia irritans) em Rondônia. Embrapa – CPAF, Porto Velho – R.O.; 1991. 11p.; 3) Láu, H. D. Haematobia irritans: a Mosca problema. Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Úmido. Recomendações básicas 12. Embrapa, CPATU. 1989.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal