Homeopatia e Pecuária

Mosca-dos-Chifres: Conhecer Melhor para Controlar.

Mosca-dos-Chifres (Haematobia irritans) uma pequena mosca que se alimenta quase exclusivamente de sangue Bovino, através de picadas que geram dor e desconforto; daí o nome “irritans”. A Mosca-dos-Chifres é de cor castanha, tem a metade do tamanho das mosca-dos-estábulos, e costuma pousar com a cabeça para baixo com as asas parcialmente abertas (fig. 1), para sugar o hospedeiro, no caso Bovino.

As Moscas permanecem no Bovino mesmo após alimentarem-se, preferencialmente em áreas fora do alcance da cabeça ou cauda, como costas, paleta, barriga e pernas.  Além disso, este parasita costuma abandonar o hospedeiro rapidamente, quando o Bovino defeca; neste caso, são as fêmeas que vão depositar seus ovos nas fezes frescas; e esse número de ovos varia de 80 a 300 ovos, por fêmea.

A Mosca-dos-Chifres se desenvolve em duas fases de vida: a fase de vida livre (na pastagem) e a fase parasitária (no bovino). Semelhante aos Carrapatos, a população das Moscas em um rebanho, encontra-se, em torno de 95% presente na pastagem (ovo, larva e pupa), e apenas 5% no Bovino (Mosca adulta) nos animais. Desta forma, o Controle da Mosca-dos-Chifres deve se concentrar no ponto mais crítico do seu desenvolvimento – a fase de larva, presente nas fezes dos Bovinos.

Neste contexto, é indicado o uso de medicamentos que atuam diretamente na larva, impedindo seu desenvolvimento, como no caso do medicamento Parasito H, que Controla Infestações de Mosca-do-Chifre, por impedir o desenvolvimento completo da larva, interrompendo assim o ciclo de vida deste parasita. Por se tratar de um medicamento natural, Parasito H é isento de resíduos tóxicos, podendo ser utilizado por todos os tipos de Bovinos, sem a necessidade de carência.

 Maiores dúvidas ou informações, favor entrar em Contato.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fonte: 1) Azevêdo, D. M. M. R.; et al. Principais ecto e endoparasitas que acometem bovinos leiteiros no Brasil: uma revisão. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, v. 2, n. 1, p. 43-55, 2008; 2) Imagem: iepec.com

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal