Homeopatia e Pecuária

Mosca-dos-Chifres, fatores que explicam suas preferências e Medida de Controle Eficaz: tudo isto de forma simples e direta.

MOSCA-DO-CHIFRE“Mosca-do-Chifre”, chamada de “horn fly” nos Estados Unidos e na Europa é também chamada de “Mosca-da-paleta” na América Latina; estando seu nome relacionado com o local onde é encontrado nos Bovinos, seu principal hospedeiro. O comportamento da Mosca, Haematobia irritans foi e continua sendo motivo de estudos, onde alguns fatores se destacam, podendo levar a diferentes níveis de Infestações deste Parasita em um rebanho, como no caso da idade e raça dos Bovinos, cor do pelo desses animais e temperatura corporal.

Sabe-se que a Mosca apresenta preferência por Bovinos de raças europeias, mestiços e animais de pelagem escura ou com manchas escuras. Além disso, este inseto prefere animais machos inteiros. Este fato é explicado por diferentes visões, como no caso da preferência por Gado Macho Inteiro ser explicada pelo odor produzido em decorrência da maior atividade das glândulas sebáceas, além da maior produção de testosterona. Outra explicação é dada, quando se descreve a preferência da Mosca por Bovinos de pelagem escura; onde se descreve que o Gado de moscacor preta, por sofrer mais o efeito do calor solar, entra em estresse, liberando odor e atraindo as Moscas. Além disso, a predileção das Moscas pelos touros ou Gado Macho em atividade sexual é explicada pelos fatores  como menor mobilidade e sensibilidade associados a fatores hormonais, como produção elevada de testosterona e queda de cortisol sanguíneo; leva ao quadro de cetose fisiológica, que produz um cheiro parecido aos animais em estado de estresse; o que acaba por atrair, de forma semelhante às Moscas-do-Chifres.

Através de pesquisas e estudos, deslumbram-se várias possibilidades de Controle e Prevenção da Mosca-do-Chifre. Neste contexto, um método que atua tanto no animal infestado (Gado) quanto no Parasita em si (no caso, a Mosca-do-Chifre) é o uso do produto Parasito H, um medicamento natural de ampla eficácia e resposta, com resultados visíveis em pouco tempo. Este produto atua reduzindo o estresse no Gado, melhorando o metabolismo animal, a consequentemente, reduzindo níveis de ácido acético e cetona; modificando assim o cheiro liberado pelo Gado; que junto com a ação direta sobre o ciclo de vida da Mosca-do-Chifre, por interromper seu desenvolvimento larval, leva ao Controle e Prevenção deste Parasita.

PRODUTO NATURALPor fim, por ser um produto 100% natural, Parasito H, reduz o uso de produtos químicos, risco de resistência e danos ao ambiente; além de ser um produto isento de resíduos tóxicos, com carência zero, sem risco de contaminação da carne e do leite; o que o torna um Medicamento ecologicamente correto e eficaz.

Maiores informação ou dúvidas entre em Contato com especialistas.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: 1) Lima, L.G.F; et al. Localização preferencial e índices diferenciados de infestação da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) em bovinos da raça Nelore. Pesq. Vet. Bras, v. 22, n. 1, 2002; 2) Bianchin, I.; Alves, R. G. O. Mosca-dos-chifres, Haematobia irritans: comportamento e danos em vacas e bezerros Nelore antes da desmama. Pesq. Vet. Bras., R.J., v. 22, n. 3, 2002.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal