Homeopatia e Pecuária

Mosca-dos-chifres: o que atrai este parasita? Como controlar?

A Mosca-dos-Chifres foi identificada em nosso território nacional por volta de 1976, no estado de Roraima. Acredita-se que esta praga tenha sido oriunda da Guiana, sendo introduzido acidentalmente em nosso país, na qual tornou um dos problemas na pecuária.

MOSCA DO CHIFRE
Mosca do Chifre

Trata-se de um hematófago, com aptidão por animais ruminantes, em especial bovinos, que apresentam como atrativo à estas moscas, o cheiro de ácido acético (ou cetona). Assim os animais mais estressados ou aqueles que metabolizam mal o ácido acético, são as vítimas preferidas das Moscas.

Neste contexto, os animais com sangue de gado holandês ou animais de corte com genética exigente, a pasto facilmente se apresentam em estado de estresse; estado este que leva à má metabolização do ácido acético do sangue, elevando seu nível sanguíneo fazendo o animal transpirar e espirar (via narina) este ácido, causando forte cheiro nestes indivíduos, o que acaba por atrair as moscas do chifre.

Os touros, devido á monta e ao menor tempo para pastoreio e descanso acabam estressados e vitimados (prato cheio para as moscas do chifre). Nota-se também, que no estresse os animais, no caso bovinos, acabam liberando altas doses de corticoides, mobilizam gordura corporal para sua queima. Com isto obtém-se o derivado da queima de gordura, que é a cetona; outro fator que ao se elevar no sangue, acaba por expelir (através da pele e respiração), um cheiro que também atrai este parasita bovino.

Parasito Plus: Controle de Mosca do Chifre e outros Parasitas

Neste cenário, os produtos da Expressão Animal, além de combaterem as moscas (Parasito Plus – via bloqueio do ciclo e da viabilidade das próprias moscas que nascem), causam um bem estar nos animais, no caso bovinos, com melhor eficiência alimentar a pasto. Assim passam a metabolizar melhor o ácido acético, reduzindo o cheiro que atrai moscas.

O sucesso fica mais garantido e o produtor acaba ganhando em produtividade animal, tanto pela redução destes insetos, quanto pela melhora da saúde dos animais tratados, que passam a aproveitar bem melhor os pastos.

Para mais informações, de como Controlar a Mosca-dos-chifres, entre em Contato.

Fonte: 01) Honer, M.R.; et al. Mosca- dos- chifres: histórico, biologia e controle. Campo Grande, Embrapa-CNPGC, 1990. 34p. (Documentos, 45).

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal