Homeopatia e Pecuária

Ordenha de sucesso em 5 passos

Para realizar uma Ordenha com sucesso, obtendo leite saudável e de boa qualidade, resumimos de forma simples 5 passos importantes a serem seguidos, descritos a seguir:


ORDENHA1 – Saúde das Vacas:
a saúde da Vaca é fundamental para a produção, em quantidade e qualidade do leite, sendo assim, o produtor deve estar sempre atento a sinais que podem ser indicativos de problemas de saúde como no caso de, pelos arrepiados, diminuição na ingestão de alimentos, parada da ruminação, queda na produção de leite, entre outros.

2 – Higienização para a Ordenha: lavar as mãos antes e durante as Ordenhas, manter cabelo preso e unhas cortadas e usar aventais e botas limpos. Tudo isto contribui para melhorar a qualidade do leite.

3 – Local da Ordenha: O local onde é realizada a Ordenha deve permitir que as vacas fiquem bem acomodadas e tranquilas, além de oferecer segurança ao ordenhador. Em situações de animais de raças especializadas, que sofrem maior estresse pelo calor, recomenda-se instalação de sistemas de resfriamento como, ventiladores e nebulizadores.

4 – Formação da linha de Ordenha: Esta linha é a ordem com que as vacas são ordenhadas, sendo geralmente definida com base no diagnóstico de Mamite. Desta forma, deve-se realizar a ordenha na seguinte sequência: 1º – Vacas primíparas (de primeira cria), sem Mastite, 2º – Vacas pluríparas que nunca tiveram Mastite, 3º – Vacas que já tiveram Mastite, mas que foram curadas, 4º – Vacas com Mastite subclínica. 5º – Vacas com Mastite clínica. Este esquema é aplicado para evitar a transmissão da Mastite contagiosa na Ordenha.

5 – Saúde do Úbere: Deve-se verificar regularmente a saúde do úbere, utilizando testes de contagem de Células Somáticas no Leite (CCS) e analises de exames. Vacas em fase de Lactação deve-se ter atenção com a Mastite, doença que causa grandes prejuízos para a atividade leiteira.

 MAMITE EM VACAPor fim, para que o produtor possa garantir uma Produção de Leite em quantidade e qualidade, existem produtos que auxiliam, como Mamite H, um Medicamento natural que atua no Tratamento, Cura e Prevenção de Mamite ou Mastite, além de elevar a saúde do animal tratado, refletindo em melhor produção animal, ou seja, maior produção de leite. Mamite H é um medicamento de ultima geração, aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, de fácil utilização, sem necessidade de manejo e sem resíduos tóxicos (carência zero).

Para saber mais, entre em Contato com Equipe Técnica Especialista.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e autor(es) do artigo.

Fonte: 1) Rosa, M. S. da; et al. Boas Práticas de Manejo – Ordenha. Jaboticabal, Funep, 2009, 2) Imagem: drrocha.com.br

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal