Homeopatia e Pecuária

Papaconha: como evitar Intoxicações em Bovinos, Ovinos e Caprinos por esta Planta Tóxica!

Hybanthus calceolaria conhecida como “Papaconha” ou “Ipepacuanha” é uma Planta Tóxica, que apresenta flores azuladas e é responsável por Intoxicação em Bovinos, Ovinos, Caprinos e outros ruminantes. Este tipo de Intoxicação ocorre com a ingestão desta Planta, causando sintomas neurológicos e diarreia.

Intoxicações por Papaconha (Ipepacuanha) são relatadas no Nordeste do Brasil, principalmente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Piauí; sendo bem conhecida pela população, visto que muitos agricultores têm observado a doença por muitos anos. Relatos demonstram que muitas Intoxicações por este tipo de Planta em animais, ocorrem devido a presença da Papaconha nos períodos secos no semi-árido brasileiro; justamente onde ocorre falta de pastagem.

Após a ingestão desta Planta Tóxica observa-se animais com dificuldade de se levantar e movimentar, desidratação, salivação, nota-se também aumento da frequência cardíaca respiratória e ausência de movimentos ruminais e intestinais e diarreia. No entanto, os animais que deixavam de ingerir a Planta antes de entrarem em decúbito, recuperavam-se depois de alguns dias.

Em experimentos, Bovinos que ingeriram a Planta e frutos, apresentaram sinais clínicos, enquanto Bovinos, que receberam a Planta sem frutos, não mostraram sinais clínicos, sugerindo que H. calceolaria é tóxica apenas na fase de frutificação. Estes resultados estão de acordo com a informação dos agricultores que a planta é tóxica somente quando está na fase de frutificação; porém novos estudos devem ser realizados para a confirmação de que só o fruto da planta é responsável pela intoxicação.

Em conclusão, H. calceolaria é uma Planta Tóxica para Ruminantes de importância econômica que é encontrada principalmente no sul do Piauí. A intoxicação está associada à escassez de alimento e fase de frutificação da Planta. Medidas de Controle e Profilaxia devem ser adotadas a fim de evitar perdas econômicas relacionadas com as Intoxicações por Plantas como no aso do uso de medicamentos que auxiliam no nestes tipos de Intoxicações como no caso do A Toxi H que atua contra as Intoxicações em geral, Prevenindo os quadros tóxicos, e auxiliando no seu tratamento e prevenção.

Dúvidas ou informações, entre em Contato.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: 1) Carvalho, F. K. de L. Intoxicações espontâneas e experimentais por Ipomoea asarifolia e Hybanthus calcealaria em ruminantes. Doutorado em Medicina Veterinária – Universidade Federal de Campina Grande. Patos – P.B., 2014; 2) milkpoint.com.br – Intoxicação por plantas do gênero Ipomoea asarifolia; 3) g1.globo.com – Planta tóxica comum no Nordeste preocupa criadores de gado do PI.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal