Homeopatia e Pecuária

Pastagem e Carrapato dos Bovinos: qual a relação?

Controle de Carrapato Bovino tem sido realizado principalmente através do uso de Carrapaticidas, o que tem levado ao aparecimento, cada vez mais comum, de populações de Carrapatos resistentes a esses produtos químicos, diminuindo assim, seu Controle. Por isto iremos abordar um assunto pouco discutido, que pode auxiliar na busca do Controle do Carrapato-do-Boi.

A escolha adequada de Pastagem pode colaborar no Controle do Carrapato? Sim, isto ocorre, durante a fase de vida livre do Carrapato, logo após a eclosão dos ovos, onde as larvas, ao eclodirem, guiadas por estímulo luminoso, sobem na vegetação à procura do hospedeiro.

CARRAPATO PASTAGEMA partir desta observação, pesquisadores notaram que a estrutura (arquitetura) da planta forrageira, no caso, da pastagem, pode facilitar ou dificultar o processo de parasitismo do Carrapato Bovino.

Estudos indicam que Pastagens como o Capim colonião (Panicum) com crescimento ereto ou em tufos (cespitoso), permitem maior entrada de luz solar na base da planta e no solo, o que acaba desfavorecendo a fase de vida livre do Carrapato. Já no caso de pastagens dos gêneros Braquiaria e Cynodon com crescimento rasteiro ou prostrado (estolonífero), acabam por recobrir bem o solo, promovendo um micro ambiente, com umidade e sombra favorável à fase de vida livre de Carrapatos.

Desta forma, pode se afirmar que a arquitetura da planta forrageira e o manejo da pastagem têm grande importância em toda a fase de vida livre dos carrapatos, onde Pastagens de Capim colonião apresentam menos Carrapatos, quando comparados, geralmente com Pastagens formadas por capins do gênero Brachiaria.

Além da estrutura física (arquitetura) da forrageira, outro fator que pode auxiliar ou não no Controle de larvas de Carrapatos de Bovinos são os odores exalados por estas plantas que podem atrair ou repelir larvas de Carrapatos. Neste contexto, podemos citar o Capim Gordura (Melinis minutiflora) que repele as larvas do Carrapato-do-Boi.

carrapatoPor fim, pode se afirmar que a busca do Controle do Carrapato Bovino não pode ser limitada ao uso de Carrapaticidas químicos. Sendo assim, cabe ao produtor recorrer ao uso de medidas alternativas, que auxiliam neste tipo de Controle, como no caso de produtos como o Parasito H, uma excelente medida de Controle Natural deste Parasita Bovino.

Saiba mais em: Carrapato Bovino e os diferentes tipos de Controles.

Dúvidas ou mais informações, favor entrar em Contato.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fonte: Controle de Carrapatos nas Pastagens. Org.: Cecília José Veríssimo. 2º ed. Nova Odessa: Instituto de Zootecnia, 2015.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal