Homeopatia e Pecuária

Pastagem Produtiva e a importância de Minerais para sua formação.

Pastagem é um dos principais fatores que interferem na Produção Animal. Por isto, para conquistar uma atividade lucrativa na Criação de Gado a Pasto, o produtor deve estar atento a
qualidade da Pastagem; onde é importante a presença, tanto em quantidade, quanto em qualidade de alguns Minerais; motivo pela qual iremos destacar três dos mais importantes Minerais necessários para uma formação de boa Pastagem.

PASTAGEM PASTO CAPIM FORRAGEIRA 1) Nitrogênio: responsável pelo crescimento e produção das plantas. Solos com falta desse Mineral as folhas ficam verde-claras ou amareladas; por isto, uma Pastagem com falta desse mineral, apresenta comprometimento das folhagens. O nitrogênio pode ser encontrado em esterco, leguminosas (adubos verdes), ureia, amônia e em determinados adubos.

2) Fósforo: essencial para a formação e crescimento das raízes (desenvolvimento radicular) das gramíneas, sendo que sua deficiência passa a limitar a capacidade produtiva das Pastagens. É comum observar solos com níveis extremamente baixos de fósforo; o que justifica a elevada busca de adubação fosfatada, independente do sistema de exploração (extensivo ou intensivo); além de suplementos com fósforos em sua formulação.

3) Potássio: este mineral é importante para a resistência das plantas e para o processo de fotossíntese, formação de frutos, resistência ao frio e às doenças. Porém, além de ser um elemento de alto custo, o potássio sofre lixiviação, sendo assim, não se acumula de forma suficiente nos solos, exigindo cuidados na hora da adubação (adubação potássica).

Existem diversas medidas para garantir uma boa formação do Pasto, que vão desde escolha da espécie de Capim, o que depende do sistema de produção, quanto o produtor pode investir, clima; além de fatores como a qualidade do solo, níveis de adubação, manejo das Pastagens, lotação das Pastagens, como será utilizada a forrageira e categoria animal que irá ser mantida neste Pasto ou Pastagem.

pastoPortanto, observa-se que uma Pastagem de qualidade requer diversos minerais, além de outros fatores que interferem na sua formação; e que para garantir qualidade a Pastagem; o produtor deve recorrer a ajuda de profissionais especializados neste assunto; como no caso da consultoria em Pastagem e Pecuária realizada pela empresa Pecuária Pé no Chão, que fornece opções econômicas e sustentáveis, coerentes com a realidade do produtor, a fim de garantir Produção ou Recuperação de Pastagem, disponível para que se obtenha uma Produção Animal lucrativa.

Dúvidas ou Informações, entre em Contato.

Saiba mais em: PASTAGEM e SECA (entressafras): Como garantir resultados?

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fonte: 1) Adubação alternativa. Embrapa Informação Tecnológica. Brasília – D.F.; 2006. 30 p; disponível em: www.embrapa.br … adubacao-alternativa; 2) Andrade, A. C.; et al. Produtividade e valor nutritivo do capim-elefante cv. Napier sob doses crescentes de nitrogênio e potássio. Rev. Bras. de Zootecnia, v. 29, n. 6, p. 1589-1595, 2000.; 3) agron.com.br; 4) Imagem: iepec.com

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal