Homeopatia e Pecuária

Pecuária e Intoxicações por Plantas

 Planta Tóxica é definida como: uma Planta capaz de gerar danos na saúde e na vitalidade de animais como Bovinos, Caprinos, Ovinos, entre outros, inclusive no ser humano.

 PLANTAS TOXICAS
      Existem muitas Plantas Tóxicas                    de interesse Pecuário

Muitas Plantas Tóxicas de interesse na Pecuária geram perdas econômicas com queda na Produção Animal, redução do desempenho reprodutivo, além de outras alterações ou doenças devido à depressão imunológica, causada pela Intoxicação, podendo causar a morte de animais.

Essas perdas ocasionadas pelas Plantas podem ser classificadas como diretas ou indiretas, sendo que as perdas diretas são aquelas geradas pela queda de índices reprodutivos (infertilidade, abortos, malformações), diminuição da Produção Animal (produção de leite, carne, lã), queda da saúde, aumento de doenças e morte de animais. Já as perdas indiretas As perdas indiretas estão relacionadas aos gastos com limpeza de pastagens, tratamento das Intoxicações e manejos.

Sabendo das perdas causadas pelas Intoxicações com Plantas Tóxicas, tornas-se importante conhecer os principais fatores responsáveis por estas Intoxicações, dos quais se destacam:

erva-de-rato
    Erva de Rato (Palicourea marcgravii)

1) Palatabilidade – Existem Plantas extremamente palatáveis, ou seja, com sabor agradável, que causam Intoxicação como no caso da Erva-de-Rato ou Cafezinho (Palicourea marcgravii), que além de ser amplamente distribuída no território nacional, é muito palatável; o que a torna a principal Planta Tóxica brasileira, responsável por “morte subida” em animais que a ingerem, dependendo da quantidade e parte da Planta. Já as espécies pouco palatáveis são ingeridas somente em condições especiais, como no caso da Planta Senecio spp (conhecida por Flor das Almas, Tasneirinha e Maria-Mole) que permanece verde e disponível nos pastos, nas épocas de secas.

planta-toxica
           Planta Tóxica Senecio spp

2) Fome – Muitas Plantas Tóxicas são consumidas somente quando os animais estão com fome. A fome faz com que o animal ingira Plantas de menor palatabilidade. Muitas vezes, isso acontece quando as pastagens têm pouca disponibilidade de forragem, principalmente em épocas de estiagem, quando algumas Plantas Tóxicas permanecem verdes ou rebrotam com facilidade,  como no caso da Senecio spp (Flor das Almas).

3) Disponibilidade da espécie Tóxica – Existem Plantas Tóxicas que estão disponíveis em épocas de seca, onde no meio das pastagens secas podem ser observadas, como no da Senecio spp (Flor das Almas), já descrita acima.

4) Sede – Animais que passam sede e logo em seguida bebem água perdem a palatabilidade e a capacidade de seleção, podendo ingerir Plantas que anteriormente não ingeriam. Este é um fator importante, principalmente após transportes, quando os animais podem passar longos períodos sem beber água, ficando com sede.

intoxicacao
antigo A Toxi H – hoje temos o Intoxicação Plus – com formula mais concentrada e ação melhor

Após conhecer esses fatores que podem levar a Intoxicação por Plantas, o produtor de Gado e de outros animais, como Caprinos, Ovinos, entre outros; deve estar atento a medidas de Prevenção e Controle desta Intoxicações. Neste caso, uma das medidas consiste na retirada das Planta Tóxicas dos pastos, ou seja, limpeza de Pastos Sujos, além do uso de Produtos que auxiliam no Combate, Controle e Tratamento de Intoxicações, como no caso do medicamento Intoxicação Plus (antigo A Toxi H), que é 100% natural e age de forma eficaz nesses casos.

Maiores Informações ou dúvidas entre em Contato.

Saiba mais em: Morte Súbita em Bovinos e ingestão de Plantas Tóxicas.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: 1) Carvalho, M. da S. Plantas tóxicas: importância para a pecuária: revisão bibliográfica. Revista Eletrônica de Biologia, v. 5, n. 2, p. 1-8, 2012; 2) Riet-Corrêa F, et al. A pecuária brasileira e as plantas tóxicas. Revista UFG. 2012; 13(13): 83-91; 3) Imagens: cpt.com.br; herbarioturmanoturno.blogspot.com.br

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal