Homeopatia e Pecuária

PLANTAS TÓXICAS e INTOXICAÇÕES de ruminantes

morte-subita-em-ruminantesA cada ano a descrição de novas PLANTAS conhecidas como TÓXICAS para ruminantes aumenta no Brasil, sendo que em 1990 pesquisadores mencionam a existência de 60 espécies tóxicas, já em 2012, esse número aumentou para 131 espécies.

Essas INTOXICAÇÕES podem ser determinadas por diversos fatores, dentre eles:

  1. Palatabilidade: muitas plantas palatáveis causam intoxicação como, o cafezinho, que é normalmente ingerida pelos animais;
  2. Fome: Muitos vegetais são consumidas em situação de carência de forragem ou privação de alimentos, como em estiagem, onde ocorre ingestão do Senecio spp pelos bovinos.
  3. Sede: Animais que passam sede e logo em seguida bebem água perdem a palatabilidade e a capacidade de seleção, podendo ingerir plantas que anteriormente não ingeriam. Isto ocorre, principalmente após transportes, quando os animais podem passar longos períodos sem beber água.
  4. Resistência: Variações na susceptibilidade às intoxicações existem, como por exemplo, os Bovinos que são mais resistentes que ovinos, quanto à intoxicação por Brachiaria spp.

Por fim, existem outros fatores que interferem nas intoxicações, demostrando que o conhecimento e estudo são importantes na busca de medidas de prevenção, que devem ser realizadas como no caso de limpeza de pastagens e utilização de produtos que auxiliam na resistência dos animais a esses tipos de problemas, como o medicamento A TOXI H, que age de forma especifica e eficaz.

Para saber mais, entre em Contato com Técnicos Especialistas no assunto.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

Fonte: 1) Riet-Corrêa F., et al. A Pecuária brasileira e as Plantas Tóxicas. Revista UFG. Dez. 2012; 2) Imagem: calbos.com.br

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal