Homeopatia e Pecuária

Pododermatite ou Frieira: O que é e como se trata?

Casco Plus
Problemas de Casco ou afecções podais são um dos problemas enfrentados na produção de animais, em especial gado de leite.
Neste contexto a Pododermatite ou Frieira é considerada a mais comum entre as diferentes doenças dos dígitos em bovinos. Responsável por prejuizos com claudicação, redução da vida útil dos animais, queda na produção animal, diminuição da fertilidade, gastos com tratamentos, entre outros.
Por isto iremos tratar as principais dúvidas a cerca desta doença de Casco, a fim de auxiliar o produtor de Gado na prevenção e Cura desta doença.
 
1 - Mas o que é Pododermatite?
 
Pododermatite, também chamada de Foot Hot, Frieira ou Podridão dos Cascos é uma inflamação que ocorre na região interdigital que fica na junção da pele com o casco bovino.
 
2 - O que causa a Pododermatite?
 
De carater infeccioso, esta enfermidade de Casco é causada por bactérias presente no solo, com destaque para as bactérias anaeróbias Fusobacterium necrophorus e Dichelobacter nodosus como os principais agentes
infecciosos envolvidos.
 
3 - Quais fatores estão relacionados com a alta incidencia de Pododermatite em Bovinos?
 
Clima úmido ou presença de umidade no solo são fatores que favorecem a alta incidência desta enfermidade. Solos sujos, com urina  e estercos, solos irregulares, com presença de pedras, cascalhos ou solo muito duro também predispõem ao surgimento de Pododermatites. Outros fatores como alimentação inadequada (com excesso de carboidratos e concentrado), falta de manejo adequdo e higiene também contribuem para o surgimento da Pododermatite em Bovinos.
 
4 - Quais os principais problemas causados pela Pododermatite?
 
O sintoma mais evidente da Pododermatite é a Manqueira, quando o animal apresenta Claudicação; tendo dificuldade para andar, permanecendo quase sempre deitado, se alimentando mal e emagrecendo, podendo levar até a morte. 
Além de claudicação grave a Pododermatite é responsável por lesões na região do caso, reduzindo a vida útil dos animais infectados, com queda na qualidade de vida, redução da vida produtiva do animal , queda na produção animal, entre outros problemas que acabam por gerar prejuizos ao produtor de gado.
 
5 - Existem raças com maiores predisposição a Pododermatite?
 
Pesquisas descrevem que animais da raça Bos indicus (tipo Zebu e Brahma) são mais resistente às infecções podais como as Pododermatites, quando comparados com as raças de Bos taurus, com destaque para as raçasHolandesas.
 
6 - Como prevenir e tratar a Pododermatite?
 
Ambiente propício com piso e área adequada são de extrema importância na prevenção de Pododermatite. Assim, os animais devem caminhar sobre superfície firme, livre de material abrasivo e cortante. A presença de trechos barrentos e pedregosos em currais e caminhos diminuem a incidência de Pododermatite por permitir uma boa circulação sanguínea e um desgaste normal dos cascos.
Também se recomenda o uso de pedilúvio duas vezes ao dia, com soluções adequadas (com sulfato de cobre e formaldeído de 5 a 10%) a fim de reduzir o aparecimento de Problemas de Casco como as Pododermatites.
 
7 - Existe remédio ou medicamento para tratar e prevenir Pododermatite?
 
Um excelente medicamento para tratar e prevenir casos de Pododermatite ou Frieira em Bovinos é o Casco Plus, um medicamento homeopático que atua de forma rápida, segura e eficaz. Sem necessidade de manejo e sem problemas de descartes (carência zero).
Casco Plus é um Medicamento 100% Natural indicado para Problemas de Casco em Bovinos, atuando também no tratamento e prevenção em Caprinos e Ovinos.
Seu uso auxilia na prevenção, tratando e cura de Problemas de Casco como Manqueira, Podridão dos Cascos, Casco Podre, Laminite, Pododermatite Bovina, Pododermatite, Gabarro, Frieira, Broca, Lesões Podais, entre outros.
Com excelentes resultados observados no período de 10 a 15 dias, Casco Plus é um excelente aliado ao produtor de animais.
 

Dúvidas, esclarecimentos ou informações sobre Casco Plus, entre em Contato com Equipe Técnica Especializada.

 

Fontes: 1) infoescola.com(medicina-veterinária/doença-digital-bovina); 2) revistaveterinaria.com.br (doenças-de-cascos-em-bovinos-e-formas-de-tratamento) 

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal