Homeopatia e Pecuária

Podridão de Casco em Ovinos

Pododermatite Contagiosa ou necrótica, Podridão dos Cascos, Manqueira  e “Footrot”, são nomes que descrevem a mesma doença que afeta os Cascos dos Ovinos, muito conhecida por produtores desses animais.  A Pododermatite ou Podridão dos Cascos é considerada uma doença altamente contagiosa, causada por bactérias, que pode ocorrer nos Cascos de diversos animais (suínos e equinos, por exemplo), com destaque nos Ovinos.

prodridão do casco
        Doença de Casco acomete também Ovinos

Este tipo de Doença de Casco tem maior prevalência durante períodos de calor e umidade, sendo estes fatores facilitadores da ocorrência desta enfermidade, além de lesões prévias no Casco dos Ovinos; onde as bactérias acabam encontrando um ambiente favorável para se proliferarem. Neste contexto, a transmissão da Pododermatite ou Podridão dos Cascos ocorre quando um animal infectado é introduzido em um rebanho sadio ou através do contato com equipamentos contaminados pelas bactérias causadoras desta doença.

Ao ser infectado, os primeiros sinais clínicos da Podridão dos Cascos aparecem em geral, entre 10 a 20 dias após a infecção, com sintomas como inflamação e vermelhidão na região dos Cascos, perda de pelos e claudicação; podendo levar a formação de lesões com forte odor, seguidas de necrose nos tecidos do Casco. Com isto o animal acometido passa a sentir dor, dificuldade de locomoção, com perda de peso, comprometimento do bem-estar-animal, refletindo em baixo peso da lã e descarte de animais.

antigo Casco H – hoje temos o Casco Plus – com formula mais concentrada e ação melhor

Desta forma, pode-se afirmar que essa Doença de Casco resulta em perdas econômicas, com queda na produção de lã, carne e leite além de gastos com tratamento e descarte dos animais acometidos; o que justifica a necessidade de medidas que possam prevenir este tipo de enfermidade. Neste contexto, a Prevenção e Tratamento deste tipo de doença na Ovinocultura, pode ser realizado através do uso de produtos que auxiliam na Saúde tanto dos animais tratados, quanto na conformação e melhora dos tecidos formadores do Casco, como no caso de medicamentos como o Casco Plus (antigo Casco H), um Medicamento Natural, que atua na Prevenção, Tratamento e Cura de Doenças de Casco, sem causar problemas de resistência ou resíduos. Casco Plus é um produto indicado para animais como Caprinos, Ovinos e Bovinos, com garantia de resposta e facilidade de uso (ausência de manejo, sendo que este produto é inserido no trato do animal).

Maiores informações, entre em Contato com Equipe Técnica.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: 1) Lehugeur, C. M. Bem-estar em ovinos no Rio Grande do Sul: Termografia na avaliação de podridão dos cascos e estresse por calor. Dissertação em Ciências Vet. – Bem estar animal. Porto Alegre – R.S. 2012. 2) Diedrich, S.; et al. Pododermatite Contagiosa,  Footrot – Revisão Bibliográfica – unicruz.edu.br; 3) Imagem: economia.terra.com.br

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal