Homeopatia e Pecuária

Porque é importante Controlar a Mosca-dos-Chifres o ano todo?

Mosca-dos-Chifres aumenta na época de calor e chuva e diminuí na seca; e muitos perguntam qual a explicação desta diferença de Infestações em épocas distintas? Esta explicação se dá devido ao seu ciclo de vida, sendo que, em condições favoráveis, ou seja, de calor e chuva, o desenvolvimento da Mosca-dos-Chifres, ocorre em um período menor de tempo, ou seja, mais rápido. Sendo assim, podemos afirmar que: na época de Calor e Chuva, o Ciclo da Mosca do Chifre ocorre de forma mais rápida, gerando maior numero de Moscas Adultas.

MOSCA DO CHIFRE ADULTA
            Mosca-do-Chifre Adulta

Desta forma, notamos que fatores como temperatura e precipitação (Chuva) afetam a população de Moscas; sendo que temperaturas entre 18 até 23ºC são ótimas para o desenvolvimento deste Parasita. O ciclo da Mosca-dos-Chifres (Ovo – Larva – Pupa – Mosca Adulta), em condições favoráveis dura cerca de 15 dias; sendo que em condições desfavoráveis, como temperaturas baixas e seca, seu desenvolvimento é mais lento, podendo levar a condição de larvas e pupas em diapausa (hibernação), voltando ao desenvolvimento normal somente sob condições favoráveis. Por este motivo, é que mesmo durante os períodos de menor Infestação de Mosca-do-Chifre, devemos manter o controle da Mosca, a fim de evitar a formação dessas diapausas e assim evitar a ocorrência de Infestações severas na época das águas, onde essas “diapausas”, passam a eclodir.

Sabendo que Infestação por H. irritans, ou seja, Infestações de Mosca-do-Chifre geram queda na Produção e no Desempenho do Gado, com diminuição do ganho de peso, da produção de leite, do apetite e da conversão alimentar; além de causar irritabilidade, estresse e queda na qualidade do couro dos animais infestados; um Controle Eficaz torna-se necessário; o que tem levado ao uso excessivo de Inseticidas, através de Pulverizações e Produtos Pour-on; além do uso de outros produtos químicos no intuito de Combater as Infestações da Mosca do Chifre.

CONTROLE DE MOSCA INSETICIDAS
Pulverização para Controle de Mosca

Essas medidas descritas acima, tem se tornado cada vez menos eficaz, devido a dois fatores: Primeiro em decorrência ao uso excessivo e indiscriminado de produtos químicos, temos hoje uma queda na Eficiência dos Inseticidas e outros produtos, devido ao surgimento de Resistência. Segundo fator se dá devido ao fato de que estudos sobre o ciclo biológico da Mosca-dos-Chifres e sua dinâmica populacional demonstram que qualquer método de Controle deste parasita bovino deve concentrar-se no ponto mais crítico do seu desenvolvimento, que são as fezes dos bovinos, pois deve-se tentar a busca de métodos que aumentem a mortalidade natural nesta fase, como no caso do Medicamento Natural Parasito Plus (antigo Parasito H), que atua interrompendo o ciclo da Mosca-do-Chifre, impedindo seu desenvolvimento na fase larval; controlando as infestações de Mosca-dos-Chifres durante o ano todo.

 Mais detalhes, informações ou duvidas, Entre em Contato com Especialista.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

 Fontes: 1) Brito, L. G.; et al Mosca-dos-Chifres: aspectos bio-ecológicos, importância econômica, interações parasito-hospedeiro e controle. Comunicado Técnico, Setembro, 2005 – Porto Velho, RO;  2) ainfo.cnptia.embrapa.br; 3) revistagloborural.globo.com

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal