Homeopatia e Pecuária

Produção de Bovinos: Como reduzir o efeito do inevitável Estresse

Reduz o Estresse no Gado.

Criação de Gado e Estresse Calórico ou Estresse Térmico, uma combinação complicada; por isto, este texto busca responder uma pergunta simples: Como reduzir o efeito do Estresse Calórico na Produção de Bovinos?

O Estresse Calórico ocorre quando o animal, no caso bovino, não consegue, atraves de mecanismos fisiológicos, liberar calor suficiente para manter a temperatura corporal relativamente constante, impedindo que o animal esteja em uma zona de conforto térmico, gerando assim o Estresse Calórico.

Em nossa Pecuária, com temperatura ambiente alta, faz com que o bovino passe a perder calor para o ambiente, o que demanda considerável energia para manutenção térmica, reduzindo assim energia para outras funções, com diminuição da Produção Animal. 

Sabe-se que em situações de Estresse Calórico em Bovinos, esses animais passam a buscar ambientes com sombras, reduzem a ingestão de alimentos ao mesmo tempo que aumentam a ingestão de água. Além disto, pode se observar um aumentam dos batimentos cardíacos, da respiração e sudorese, o que leva literalmente a um aumento de Estresse fisiológico nos animais. 

Além do Estresse CalóricoBovinos de Corte são expostos a outras situações de Estresse que prejudicam a Produção Animal, como por exemplo: transporte, desmame, troca de pasto, entrada no confinamento, manejo inadequado, vacinação, castração, variações climáticas e nutricionais, entre outras. Todas estas situações geram Estresse no Gado, além do Estresse Calórico, o que resulta ainda mais na queda da imunidade e da Saúde no Gado, queda no ganho de peso/animal/dia, interrupções do metabolismo produtivo, além de proporcionar maior numero de doenças no rebanho como um todo.

Com isto, observa-se a importância de produtos que aliviem os efeitos do Estresse no Gado e seus danos, incluindo o Estresse Calórico, que inevitavelmente ocorrem durante as atividades de rotina no dia a dia do criatório de Bovinos de Corte (e mesmo nos rebanhos leiteiros). Neste caso, podemos citar o produto Equalizador Plus;  que atua diretamente no metabolismo e fisiologia doa animais tratados, diminuindo os efeitos do Estresse sobre o Gado.  Equalizador Plus atua no organismo animal, provocando adequações funcionais, resultando nas ações listada a seguir, diretamente relacionadas ao Estresse Bovino.

  • Eleva a resistência ao Estresse;
  • Melhora climatologia no animal, reduzindo os efeitos do Estresse Calórico;
  • Eleva a resistência à doenças;
  • Melhora Eficiência Metabólica (aproveitamento do pasto);
  • Aumenta a resistência dos animais nas entressafras.

Enfim, Equalizador Plus é um produto ideal para a criação de Bovinos em nossa pecuária, possibilitando o produtor de Gado explorar ao máximo a capacidade de Produção Animal, com maior rentabilidade e lucratividade. 

Para mais informações a cerca do produto Equalizador Plus, entre em Contato.

Fonte: imagem: revistaagropecuaria.com.br (manejo nutricional de gado de corte no sistema de produção a pasto)

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal