Homeopatia e Pecuária

Qual a melhor idade para Castrar o Gado? E deve-se Castrar mesmo?

A idade ideal para realizar a Castração Bovina depende do tipo de sistema adotado na propriedade.

Alguns indicam realizar a Castração após o período de puberdade dos animais, na qual já desenvolveram sua ossatura por inteiro.

Esta questão de Castrar ou não o gado é uma constante dúvida presente nos sistemas de engorda bovina. Isto porque ambas as situação apresentam vantagens e desvantagens, cabendo ao produtor "pesar" os prós e contras.

Muitos defendem a Castração Bovina pelo fato deste animal produzir uma carne e carcaça de qualidade superior, quando comparado aos animais inteiros. Além disto os animais Castrados apresentam maior facilidade de manejo, visto que não apresentam o comportamento de Trepação ou Sodomia Bovina, muito comum em criações de gado inteiro. Porém esses dois pontos que "defendem" o processo de Castração Bovina nem sempre são realidade. 

Isto porque, diversos estudos mostraram que em sistemas de abate de novilho superprecoce, o Gado Inteiro (não Castrado) não apresentou alteração no percentual de carne do traseiro e nem o acabamento de gordura das carcaças, "desmistificando" o fato de que animais castrados apresentam carne e carcaça de qualidade superior.

Já em relação a dificuldade de manejo devido a Sodomia Bovina, principalmente em sistemas de confinamento de animais inteiros, esta pode ser resolvida com o uso de produtos como o Sodomia Plus, um medicamento natural, de fácil uso (produto de cocho), que auxilia na redução do estresse e do comportamento de SODOMIA BOVINA, de forma rápida, eficiente e segura, sem a necessidade de CASTRAR os animais.

Por fim, muitos produtores acabam por defender a não Castração, ou seja, a criação de animais inteiros, pelo fato de que o boi inteiro apresenta maior produtividade e maior eficiênca alimentar, fazendo com que passe a ganhar mais peso, quando comparado aos animais castrados. Assim  Traduzindo: o boi inteiro necessita ingerir menos alimento para ganhar peso, quando comparado ao boi castrado. Neste aspecto, o Gado Inteiro produz cerca de 10% a mais de peso, quando comparado ao animal Castrado, o que torna a Castração Bovina uma prática desaconselhável.

Entretanto,  mesmo sabendo que criar bovino inteiro é mais eficiente para ganhar peso, tanto a pasto, quanto em sistemas de confinamento, é preciso ter consciencia que neste caso, é indicado o uso de produtos, como já citado acima, que facilitem o manejo e reduza o extresse, brigas, sodomia e trepações dos animais a fim de possibilitar uma maior rentabilidade e lucratividade ao produtor. 

Dúvidas ou mais informações a cerca de Sodomia Plus, entre em Contato com Técnicos Especialistas no assunto.

Direitos reservados: Este texto é de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

Fonte: www.revistarural.com.br (rev160_castracao.htm)

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal