Homeopatia e Pecuária

Qual o problema do ESTRESSE CALÓRICO no BOVINO?

Maior Produção e Lucratividade em nossa Pecuária Nacional

Ganho de Peso Bovino ou Ganho de Peso em animais a Pasto é um assunto que engloba diferentes fatores, entre eles o estresse calórico.

Isto porque quando o bovino se encontra em Estresse Calórico ocorre uma queda no desempenho animal e assim redução no ganho de peso/animal/dia, além de diminuir a saúde e o conforto do animal acometido.

Em nosso pais tropical, ou melhor, na nossa pecuária o Estresse Calórico (ou Estresse Térmico) é uma condição comum, onde o animal sofre um aumento da temperatura corporal, decorrente de condições climáticas como umidade e temperatura elevada. Nessas condições o bovino passa a ter um aumento na temperatura corporal acima do "normal", sofrendo um desconforto, com aumento de estresse, respiração ofegante, queda no desempenho, entre outros.

Assim, quando falamos de Estresse Calórico em Bovinos, podemos falar simplesmente que o animal está sofrendo estresse pelo calor. E um ponto importante a ser enfatizado, é o fato de que: quanto mais produtivo o animal, maior a produção de calor interno, estando mais suceptível a sofrer com o Estresse Calórico.

Neste caso, o Estresse Calórico acaba sendo um problema para o produtor de gado, decorrente de efeitos como queda na produção animal, diminuindo a produção de leite e de carne, diminuição na taxa de reprodução, aumento de mortalidade de bezerros, aumento na ingestão de água, redução na ingestão de alimentos, redução da ingestão de forragem volumosa em relação à do concentrado, entre outros problemas, que acabam por gerar prejuizo na pecuária.

Neste contexto, é necessário que o produtor possa reconhecer primeiro este efeito sobre o animal; onde parâmetros utilizados para avaliar o estresse calórico em bovinos como temperatura retal e frequencia respiratória devem ser considerados.

A partir da identificação do Estresse Calórico ou Térmico, deve-se buscar estratégias que possibilitem a Redução dos efeitos negativos do Estresse Calórico em Bovinos. Uma dessas estratégias é a busca por bovinos de raças geneticamente adaptadas ao nosso clima tropical, além de buscar meios de diminuir a intensidade do Estresse Térmico, permitindo que os animais passe a produzir conforme seu potencial genético máximo. Assim, medidas como sombreamento adequado e disponibilidade de água são fundamentais para diminuir o estresse do animal pelo calor.

Além disto, o produtor pode recorrer a estratégias para reduzir o Estresse Térmico em animais de produção como no caso de medicamentos que atuam especificamente pra este fim.  Assim, podemos citar o Equalizador Plus, um medicamento que atua diretamente na fisiologia dos animais tratados, reduzindo os efeitos decorrente do Estresse Calórico, melhorando e elevando a Saúde e Produção Animal.

Equalizador Plus neutraliza os danos provocados pelo Estresse Calórico, atuando em particular na eficiência da saúde e fisiologia relacionada a acidose ruminal dos animais, refletindo em melhora da saúde e produção animal, com maior aproveitamento do alimento ingerido pelos animais tratados. Por fim, pode se dizer que Equalizador Plus é um excelente aliado para uma maior Produção e Lucratividade em nossa Pecuária Nacional, reduzindo os efeitos do estresse Calórico nos animais e elevando a Saúde e Produção dos mesmos.

Equalizador Plus é um produto esclusivo da Expressão Animal Homeopatia.

Para maiores informações, entre em Contato Agora com Técnicos Especializados.

Fonte: 1) Ferreira, F; et al. Parâmetros fisiológicos de bovinos cruzados submetidos ao estresse calórico. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.58, n.5, p.732-738, 2006.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal