Homeopatia e Pecuária

Qualidade do Leite: Como garantir?

Mamite Plus: Qualidade no Leite

Qualidade do Leite é uma das principais preocupações dos criadores de Gado de Leite a da indústria leiteira.

Esta qualidade é determinada por fatores relacionados a composição do Leite entre outros, importantes na avaliação do Leite. Assim, pode se dizer que Qualidade do Leite é um assunto polêmico com elevadas exigências do mercado.

Neste cenário existem diversas análises laboratoriais realizadas na qual englobam: determinação de teor de gordura, lactose, proteína e sólidos totais, além da Contagem de Células Somáticas (CCS) e a Contagem total de Bactérias (CTB) no Leite.

Além de saber sobre estes testes, é importante saber quais fatores podem contribuir para a perda da Qualidade do Leite, a fim de evitá-los.

Neste contexto, destacamos algumas medidas que auxiliam o Produtor de Gado Leiteiro para conquistar Produção Elevada e Qualificada de Leite, ou seja, Produção de Leite em Quantidade e Qualidade, que são:

  1. Condições de Manejo, Higiene e Armazenamento do Leite; para evitar elevada Contagem Total de Bactérias (CTB) no Leite. Neste aspecto o produtor deve desinfetar tetos antes da ordenha, limpar equipamentos usados, entre outras medidas.
  2. Outro importante parâmetro de qualidade é a Contagem de Células Somáticas (CCS). Neste caso é indicado o uso de Medicamentos que atuam naRedução de CCS, além de atuar contra a Mamite ou Mastite, como no caso do Mamite Plus, um medicamento seguro, eficaz e rápido no combate a Mamite e controle de CCS.
  3. Outra medida que atua na Qualidade do Leite é o cuidado com o uso de antibióticos, evitando o uso incorreto e/ou indiscriminado. Desta forma, o produtor pode recorrer, sempre que possível, ao uso de Produtos ou Medicamentos Naturais, no lugar de Antibióticos, evitando assim, problemas como resistência e contaminação do Leite com resíduos.
  4. Por fim, deve-se estar sempre atento ao Período de Carência, respeitando este tempo necessário no caso do uso de antibióticos, inseticidas e carrapaticidas químicos antes do envio do Leite para consumo.

Desta forma, ao saber da importância e exigências quanto a Qualidade do Leite o produtor deve estar atento as exigências, como no caso da Instrução Normativa 51/2002 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que prevê a coleta mensal de pelo menos uma amostra de Leite de cada rebanho, que deve ser analisada pela Rede Brasileira de Laboratórios de Controle da Qualidade de Leite.

Maiores duvidas, Informações ou Auxilio, Entre em Contato com Equipe Técnica.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

 Fontes: 1) Brito, J.R.F.; Dias, J.C. A Qualidade do Leite. Juiz de Fora. Embrapa/Tortuga, 1998. 98p; 2) Brifo, J. R. F.; Brito, M. A. V. R. Qualidade higiênica do Leite. Juiz de Fora. Embrapa, 1998. 17p. (Doc. 62); 3) rotabiotecanimal.wordpress.com; 4) milkpoint.com.br

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal