Homeopatia e Pecuária

Seca e Bovinos a Pasto: evite perdas

O Período da Seca pode comprometer a Produção Animal com redução no Ganho de Peso Bovino, ou até mesmo a Perda de Peso desses animais. Isto porque, na Época da Seca as pastagens passam a apresentar baixo teor de proteína e alta quantidade de fibra; assim, o capim, ou pasto fica fibroso, difícil de ser digerido e sem valor nutritivo (pobre em proteína).

Neste cenário, a Perda de Peso na Época da Seca pode ser evitada, através de diferentes medidas; como no caso do uso de sal mineral com ureia; fornecendo assim a proteína necessária ao Gado; além de elevar o consumo de capim, que mesmo fibroso, ajuda a manter, ou até mesmo, Ganhar Peso, no Período da Seca. Porém, sabe-se que o fornecimento da ureia deve ser feito de maneira correta, a fim de evitar problemas com intoxicação ou até mesmo a morte de animais. Por isto, é indicado o uso de sal mineral proteinado, com níveis adequados de proteína (ureia), além de macro e micro minerais necessários para uma boa Produção Animal a Pasto na Época da Seca.

Além do uso de mineral é importante que exista uma quantidade de consumo adequada de capim, mesmo seco; ou na falta de Pastagem, pode-se utilizar substitutos, como no caso da suplementação de volumosos na Época da Seca.

Por fim, para que o Gado possa atravessar o Período da Entressafra sem sofrer grandes dificuldades, o produtor de Gado pode recorrer a uma técnica, que permite o Bovino expressar ao máximo sua capacidade de Produção, evitando assim a Perda de Peso no Período de Seca. Isto é possível, com o uso de produtos que aumentam o aproveitamento do alimento ingerido, como no caso do produto Equalizador, que eleva a capacidade Bovina em atravessar a Seca (Entressafra), devido ao uso “racional” da reserva gordurosa da carcaça. Assim, ao final do Período da Seca o gado tem condições de continuar produzindo normalmente (entrar no cio, ganhar peso, produzir leite, etc).

Mais informações, entre em Contato com Técnicos Especializados.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: 1) Souza, F. M. de. Terminação de Bovinos à Pasto. Seminário Aplicados. UFG – Goiânia, 2011; 2) Imagem: estadao.com.br (boi demanda sustenta preço interno).

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal