Homeopatia e Pecuária

Sodomia Bovina e fatores que potencializam este comportamento.

Sodomia Bovina ou “Trepação” entre Gado Macho Inteiro é um comportamento comum na Criação de Gado Macho Inteiro tanto a Pasto quanto Confinado.  Este distúrbio comportamental, diretamente relacionado ao bem-estar dos animais e estresse, pode ser reduzido ou evitado, através de medidas como Castração ou uso de produtos que atuam na redução das Trepações, Montas ou Sodomia Bovina.

sodomia-gado-confinamento-bovino
antigo Sodomia H – hoje temos o Sodomia Plus – com formula mais concentrada e ação melhor

No caso da Castração de bovinos; esta pode ser cirúrgica ou não. A segui, exemplificamos as principais técnicas de Castração cirúrgica: 1) Orquiepididectomia Bilateral ou “Método da Faca”; onde os testículos são retirados através de cirurgia; sendo classificada como uma técnica cruel, na qual o animal fica susceptível a infecções e miíases (bicheiras), além da demora na recuperação do animal; e 2) Castração parcial ou “Castração Russa”, onde apenas o parênquima espermático é removido.

Além destes dois tipos de Castração Bovina realizada através de cirurgia; outras técnicas de Castração foram desenvolvidas, sem intervenção cirúrgicas, que facilitam o manejo e apresentam uma recuperação mais rápida. Neste caso de Castração Bovina não Cirúrgica, se destacam: 1) Burdizzo (angiotripsia): Uma Castração onde a circulação para o testículo é interrompida com auxílio de um “alicate”, causando a degeneração do mesmo. Porém, neste caso existe a possibilidade de quando mal feita, existir necessidade de se refazer a Castração; podendo também ocorrer problemas na recuperação do animal Castrado; 2) Castração Química: na qual se busca a atrofia dos testículos, através da aplicação de solução especifica. Este tipo de Castração é menos invasiva e de fácil realização; 3) Castração com Vacina (Vacina anti-GnRH): vacinar que prejudica o desenvolvimento normal dos testículos; porém com poucos estudos e dados científicos deste processo.

Os métodos de Castração de Bovinos, são realizados por uma questão de manejo a fim de deixar os animais mais tranquilos; porem sabe-se que os Animais não Castrados, ou seja, Animais Inteiros, ganham mais peso. Desta forma, o produtor pode optar pela Produção de Gado Macho Inteiro, sem necessariamente sofrer com problemas de estresse e comportamentos agressivos como Trepação ou Sodomia Bovina. Neste contexto, uma das medidas adotadas com sucesso, por muitos produtores de Gados, é a utilização de Medicamentos que reduzem o Estresse Bovino, acalmando o Gado, diminuindo assim, de forma significativa o comportamento de Sodomia Bovina (Trepação), sem a necessidade de Castrar o Gado; permitindo assim, ganhos com melhor Conversão Alimentar e Ganho de Peso Bovino proporcionado pelo Gado Macho Inteiro; quando comparado com o Gado Castrado.

antigo Sodomia H – hoje         temos o Sodomia Plus –              com formula mais concentrada e ação melhor

Neste contexto, SODOMIA PLUS (Antigo Sodomia H) é indicado, por se tratar de um Medicamento que Reduz o Estresse Bovino, Controlando a Sodomia Bovina (Trepação entre Gado Macho Inteiro); sem a necessidade de Castrar o Gado.

Mais Informações ou Dúvidas, Entre em Contato com Equipe Técnica Especializada no     Assunto.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: 1) beefpoint.com.br (Castração de bovinos de corte: 1. Técnicas de castração e desempenho de machos castrados e não castrados); 2) Veja a diferença nos métodos de castração do bovino (Vídeo: globoplay.globo.com/v/3673336/).

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal