Homeopatia e Pecuária

SODOMIA BOVINA, MONTA E TREPAÇÃO NA PRODUÇÃO DE GADO INTEIRO: COMO EVITAR ESTE PROBLEMA?

Utilizar Machos Inteiros, ou seja, não castrados, para a produção de carne é uma alternativa para produção mais eficiente e viável economicamente. Mas porque mesmo assim, muitos insistem em afirmar que a produção de carne a partir de bovinos de corte não-castrados, no Brasil, é desvantajoso, quando comparado com a criação de gado castrado?

Isto porque, muitos frigoríficos discriminam os animais inteiros pelo preço; ou seja, pagam menos pelos animais inteiros. Mas isto ocorre devido ao tipo de animais que são comercializados para o abate, que na maioria dos casos, esses animais inteiros abatidos, são touro de descarte, com carne de coloração escura e de baixa de carcaça.

SODOMIA BOVINA TREPAÇÃO DE GADO MACHO
Gado Inteiro

Porém, no caso de criação de Gado Inteiro, com redução da idade de abate, observa-se inúmeras vantagens quando comparado com a criação de gado castrado. Isto porque além de apresentarem melhor desenvolvimento e maior produção de carne, os animais inteiros são mais eficientes na conversão alimentar, quando comparados aos animais castrados. Esta melhor Conversão Alimentar dos animais inteiros foi demonstrado em um estudo, onde se avaliou o desempenho em confinamento do desmame (aos 7 meses), até o abate (aos 14 meses),na qual, foi constatado que os animais inteiros consumiram 14% menos energia digestível por kg de ganho de peso que os animais castrados (RESTLE et al; 1997).

Estas vantagens apresentadas pelos Animais Inteiros, quando comparado aos animais Castrados, se deve a produção hormonal proveniente dos testículos (testosterona), que proporciona melhor nível de alimentação (melhor Conversão Alimentar), resultando em Maior Ganho de Peso/Animal/dia, ou seja, maior velocidade de ganho de peso.

Sabe-se que os hormônios androgênicos produzidos por animais inteiros (testosterona) são naturais e não apresentarem danos à saúde humana, proporcionando melhor efeito no incremento do ganho de peso e eficiência alimentar nesses animais, sem prejuízo algum na qualidade da carne produzida.

Portanto, a opção de criação de Gado Inteiro, com redução da idade de abate, quando comparado com a criação de Gado Castrado é mais vantajoso, por vários motivos, destacados a seguir:

– O Gado Inteiro apresenta melhor desenvolvimento e maior produção de carne, comparado ao Gado Castrado;

– Os animais inteiros são mais eficientes na conversão alimentar; pois apresentaram maior ganho de peso médio diário e são mais eficientes na transformação de alimento em ganho de peso; quando comparado aos animais castrados.

– A produção natural de Testosterona presente no animal inteiro, não prejudica a saúde humana;

– A produção natural de Testosterona presente no animal inteiro, não causar danos ao meio ambiente;

– A criação de Gado Inteiro é economicamente viável e fácil de ser implantado.

Porém, ao optar pela criação de Gado Macho Inteiro, o produtor deve estar ciente de um único inconveniente, muito comum em sistemas de confinamento e Semi-confinamento de Animais Inteiros; que é o comportamento da SODOMIA BOVINA, também chamada de Monta ou Trepação de Gado.

Este comportamento de SODOMIA BOVINA acaba por causar estresse, desgaste, ferimentos e perda de peso nos animais, além de quebras de cercas e outros prejuízos causados, o que acaba por prejudicar e muito a criação de animais Inteiros.

Neste cenário, muitos produtores, devido a este inconveniente, acabam por optar em Castrar o Gado, a fim de evitar esses prejuízos causados pela Sodomia Bovina. Porém, um modo muito fácil, econômico e viável é a utilização de produtos que acalmam o gado macho inteiro, reduzindo de forma eficiente o estresse e a Sodomia Bovina (trepações); como no caso do medicamento SODOMIA PLUS, que permite a criação de Gado Macho Inteiro e todas as suas vantagens, sem o comportamento da Sodomia Bovina.

SODOMIA PLUS, um medicamento 100% natural , com Carência Zero.

SODOMIA PLUS, por ser um medicamento 100% natural, apresenta Carência Zero, sendo um produto isento de resíduos tóxicos. Por fim, seu uso não interfere na produção natural da testosterona presente no Gado Inteiro, atuando de forma segura (aprovado por órgãos competentes) e economicamente viável.

Mais informação entre em Contato com especialistas no assunto.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: 1) Restle, João et al. Desempenho na fase de crescimento de machos bovinos inteiros ou castrados de diferentes grupos genéticos.Rev. Bras. Zootec., Viçosa, v. 29, n. 4, p. 1036-1043,  Aug, 2000.   Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982000000400013&lng=en&nrm=iso>. Acesso: 23/07/2020. 2) Restle, J., et al. 1997. Desempenho em confinamento, do desmame ao abate aos quatorze meses, de bovinos inteiros ou castrados, produzidos por vacas de dois anos. Ciência Rural, 27(4):651-655.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal