Homeopatia e Pecuária

“Tingui” ou “Timbó”: Planta que causa Intoxicação em Bovinos, Caprinos, Ovinos e outros animais.

Intoxicação Bovina por Plantas é responsável por grande parte das mortes de animais na pecuária nacional. Sabe-se que no Brasil existem mais de 100 espécies de Plantas Tóxicas de interesse na Pecuária. Dentre estas plantas destacamos o “Tingui”.

Fig. 01) Timbó: Planta Tóxica

Tingui”, também chamado de “Timbó” são nomes da Planta Mascagnia rígida responsável por casos de Intoxicação em Bovinos e Caprinos, com destaque na região Nordeste e Sudeste do Brasil.

Também conhecida por “Pela-Bucho” e “Quebra-Bucho“, na Bahia; “Salsa-Rosa” e “Rama-Amarela” na região de Minas Gerais; “Suma-Branca” e “Suma-Roxa” no Espírito Santo. O Timbó é um cipó que ao florescer apresenta flores pequenas e amarelas (Figura ).

Fig.02) Pela-Bucho, Quebra-Bucho; o Timbó também é conhecido por outros nomes.

Quando ingerido pelos animais, em especial as folhas, o princípio tóxico do Timbó bloqueia a produção de energia no animal, provocando distúrbios que podem levar a ocorrência de Morte Súbita.

Casos de Morte Súbita por consumo desta Planta é muito descrita em Bovinos e outros animais, sendo precedidas por queda, tremores musculares e movimentos de pedalagem. Estes sintomas podem ocorrer entre 24 e 48 horas após a ingestão desta Planta, sendo que os animais morrem por insuficiência cardíaca aguda, com quadro semelhante a Intoxicação por Cafezinho (Erva-de-Rato).

Uma curiosidade sobre este tipo de Planta Tóxica, é que a dose letal para Bovinos varia conforme a época do ano; sendo que na época da seca, é necessário, uma dose 4 vezes menor, para causar a morte dos animais intoxicados; quando comparado com a quantidade necessária de folhas na estação chuvosa. Isto explica, muitas vezes, o maior número de Intoxicações Bovinas por Timbó, no final da estação seca.

Por fim, deve-se destacar a importância de medidas que possam reduzir esses casos de Intoxicações em Bovinos, Caprinos, Ovinos e outros animais.

Para isto, recomenda-se a limpeza de pastagens, a fim de eliminar Plantas Tóxicas e a construção de cercas; além do uso de produtos que auxiliam na imunidade dos animis tratados, reduzindo de forma eficaz, as Intoxicações descritas acima.

Neste contexto, destacamos o uso do medicamento Intoxicação Plus, que atua na melhora da saúde e imunidade dos animais tratados, melhorando a função hepática desses animais. Com o uso de Intoxicação Plus é possível reduzir e prevenir sintomas de Intoxicações em Bovinos, Caprinos, Ovinos e outros animais.

Para mais informações, favor entrar em Contato.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fonte: Fig. 01) http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2013/03/mp-pede-proibicao-de-pesca-com-uso-de-planta-toxica-em-sitio-novo.html; Fig.02) https://www.gazetadigital.com.br/suplementos/terra-e-criacao/tingui-esta-matando-gado-no-estado/56407

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal