Homeopatia e Pecuária

Tratamento sem erro: Evite a Mosca dos Chifres de forma correta

Mosca do Chifre: Parasita Bovino
Fig. 01) Mosca do Chifre: Parasita Bovino

Mosca-dos-Chifres é um parasita bovino responsável por prejuízos na pecuária nacional, com queda na produção animal, tanto para gado de corte quanto em gado de leite e isto não é nenhuma novidade.

Porém nem sempre foi assim; a Mosca-dos-Chifres (Haematobia irritans) foi classificada como uma praga de bovinos em 1830, na França. Depois disso, registros mostram que ela foi introduzida acidentalmente em vários países, como no caso do Brasil; onde foi constatado a presença da Mosca-dos-Chifres entre 1976 e 197, inicialmente em Roraima. Em seguida, a disseminação deste parasita foi bastante rápida, tornando-se uma das principais pragas atualmente.

Isto ocorreu principalmente pelo fato da Mosca-dos-Chifres não apresentar nenhum predador natural, além de encontrar nos pastos, condições ideais para se desenvolver e proliferar, como o clima tropical com verões chuvosos.

Neste cenário, o uso de produtos químicos na busca do Combate a Mosca-dos-Chifres se tornou comum e constante, com o uso muitas vezes exagerado de Inseticidas pour-on, pulverização com bombas, brincos impregnados com substâncias mosquicidas, entre outros. E isto, ao longo do tempo tem gerado problemas, como casos de intoxicaçõe, gastos com manejos s e redução na eficiência de muitos produtos quimicos, em decorrência a resistência da Mosca-dos-Chifres a inseticidas e drogas como compostos piretróides, cipermetrina,avermectinas, entre outros.

Esta constante luta no Combate e Controle da Mosca-dos-Chifres vem ocorrendo há anos, com inúmeras tentativas, onde várias vezes acretidou-se ter "vencido" a Mosca-dos-Chifres. No entanto, a mosca voltava a reinfestar os rebanhos, apresentando cada vez mais resistência ao mais diferentes tipos de Inseticidas quimicos. 

E assim foi, notou-se primeiramente resistência da Mosca-dos-Chifres aos organofosforados, depois diminuição da eficiência de brincos impregnados com tetraclorvinphos e fenvalerato, depois aos piretróides e até hoje tem se relatado, com frequencias cada vez maior, populações de moscas resistentes aos mais diferentes pesticidas, onde o processo de seleção de populações resistentes tende a ser cada vez mais veloz.

Assim, muitas pesquisas e estudos a campo tem sido realizado, na busca de outros meios que possam Controlar e Prevenir Infestações da Mosca-dos-Chifres, com métodos mais eficaze, como no caso do uso de medicamentos naturais que possam atuar de maneira mais equilibrada, sem risco de causar intoxicações e resistencias a estes produtos, garantindo assim sua eficacia no Controle e Combate a este Parasita Bovino.

Medicamento extremamente eficaz no Controle e Prevenção da Mosca-dos-Chifres
Fig.02) Parasito Plus: eficaz contra a Mosca-dos-Chifres

Assim podemos destacar um Medicamento extremamente eficaz no Controle e Prevenção da Mosca-dos-Chifres, o Parasito Plus, que atua de maneira rápida, sem a necessidade de manejo e sem gerar resíduos tóxicos, por ser 100% natural. Parasito Plus é um medicamento homeopático, que atua no ponto mais crítico de desenvolvimento da Mosca-dos-Chifres, que são as larvas presentes nas fezes dos bovinos, Assim ao consumir Parasito Plus ocorre uma interrupção do cicho da Mosca-dos-Chifres, aumentem a mortalidade natural deste paraita na fase larval, conquistando assim um controle desta praga, sem afetar os animais tratados.

Para mais informações, entre em Contato com Técnicos Especializados.

Fontes: 01) Brito, et al; Mosca-dos-chifres: aspectos bio-ecológicos, importância econômica, interações parasito-hospedeiro e controle. Comunicado Tecnico 302, Embrapa, Set/2005 - Porto Velho, R.O.; 02) Imagem: www.portaldbo.com.br (Revista-DBO Destaques Como-a-mosca-dos-chifres-ficou-resistente-a-inseticidas)

Direitos reservados: Este texto é de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal