Homeopatia e Pecuária

Vacas Leiteiras e Hipocalcemia.

Hipocalcemia, Febre do Leite ou ou paresia puerperal é uma doença que ocorre em Vacas Leiteiras (com alta produção de leite) num período de 2 dias antes e 3 dias após o parto e inicio da lactação. A hipocalcemia se desenvolve devido a falta de Calcio no organismo do animal; neste periodo; justamente pela necessidade deste mineral e a demora na liberação deste pelo organismo. 

Os sintomas da Hipocalcemia ou Febre do Leite vão desde dificuldade em se movimentar e se alimentar, ranger dos dentes, falta de coordenação motora com quedas, tremores de cabeça, contração muscular, protrusão e exposição da língua, entre outros. Após este estágio o animal pode ser incapaz de levantar-se, apresentando sonolência, apatia e parada ruminal e caso não receba tratamento os sintomas da Hipocalcemia podem evoluir para um timpanismo, hipotermia, coma e até mesmo morte por parada cardiopulmonar.

  Casos de Hipocalcemia no Rebanho Leiteiro geram prejuízos com queda da Produção de Leite, aumento de doenças e até a morte de animais; por isto é importante conhecer os fatores que favorecem seu aparecimento, a fim de buscar alternativas que possam evitar este tipo de problema. Assim, iremos citar 5 fatores que favorecem o aparecimento da Hipocalcemia:
 
1) Raça: algumas raças apresentam maior propensão a apresentar a Hipocalcemia, como no caso das Vacas Jersey;
2) Idade: Vacas mais velhas são mais susceptíveis a apresentar esta enfermidade;
3) Alimentação: Vacas alimentadas (pré e pós-parto) com alimentos ricos em proteína ou carboidratos fermentáveis; podem sofrer acidose, favorecendo a incidência da Hipocalcemia.
4) Uso de Medicamentos: determinados antibióticos podem favorecer o desenvolvimento da Hipocalcemia.
5) Excesso de Potássio: pastagem de solos ricos em potássio favorece o surgimento de Hipocalcemia, pois muito potássio pode dificultar a absorção de cálcio.
 
 
Diante destes fatores, o produtor pode buscar meios que possam reduzir o aparecimento da Hipocalcemia; como dietas especiais, evitar o uso de antibióticos em vaca de alta Produção Leiteira, entre outras medidas. Além disto, torna-se vantajoso recorrer ao uso de produtos que auxiliam na fisiologia e saúde animal, a fim de buscar prevenção e redução de casos de Hipocalcemia em Rebanhos de alta produção leiteira.
Neste contexto, apresentamos o Equalizador Plus, um medicamento natural que aumenta a capacidade do animal em manter seu metabolismo, fisiologia e saúde em equilíbrio, mantendo assim, mesmo em situações de alta Produção de Leite, níveis de Calcio e outros minerais presentes no organismo em concentrações normais. Com isto, a busca por medidas, como no caso do uso de Equalizador Plus, a fim de evitar prejuízos na Produção de Leite e Criação de Vacada é uma medida de sucesso.
 
Duvidas ou maiores informações, entre em Contato.
 

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, sendo permitida sua cópia e/ou replica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: 1) Goff, J. P. The monitoring, prevention, and treatment of milk fever and subclinical hypocalcemia in dairy cows. The Veterinary Journal, nº 176, p. 50-57, 2008; 2) Leite, L. C. et al. Diferentes Balanços Catiônicos-Aniônicos da Dieta de Vacas da Raça Holandesa. R. Bras. Zootec., v.32, n.5, p.1259-1265, 2003; 3) Hipocalcemia Subclínica em Vacas Leiteiras. Revista Leite Integral. pág. 68, Julho de 2015; 4) Imagem: revistaagropecuaria.com.br (A sustentabilidade leiteira); 4) Sauer, J, González, F. Hipocalcemia da vaca leiteira: uma revisão.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal