Homeopatia e Pecuária

Vantagens de criar Gado Macho Inteiro, evitando a Castração.

Animais Inteiros, ou melhor, Gado Macho Inteiro, apresentam fatores que potencializam o Ganho de Peso/animal/dia, quando comparados com animais Castrados. Isto pode ser observado em diferemtes estudos, como no caso de Restle, et al (2000) que descreve uma vantagem no Ganho de Peso de animais inteiros, em torno de 14% a mais de ganho de peso médio diário, quando comparado com animais castrados.

Esta vantagem em relação a maior ganho de peso bovino ocorre devido a melhor eficiencia na Conversão
Alimentar de machos inteiros, ou seja, os animais inteiros são mais eficientes na transformação dos alimentos consumidos em ganho de peso, quando comparados com bovinos castrados. Assim, a criação de machos inteiros para a produção de carne é uma das alternativas para uma produção mais eficiente e viável economicamente.

Mas quais são os fatores que potencializam o Ganho de Peso nos animais Inteiros (machos não-castrados), quando comparados com animais Castrados?

Isto ocorre porque os animais inteiros são mais eficientes na Conversão Alimentar, devido a produção dos hormônios testiculares, mais especificamente a Testosterona, que apresenta um efeito anabolizante e um maior incremento de peso. Além disso, os hormônios androgênicos produzidos pelos animais
inteiros que elevam o ganho de peso e a eficiência alimentar são naturais e não apresentarem danos à saúde humana, diferentes de anabolizantes
sintéticos existentes para bovinos.

Mesmo sabendo que os animais inteiros apresentam maior ganho de peso e mais eficiência alimentar (transformação do alimento em ganho de peso); quando comparados com os animais castrados; porque muitos produtores de Gado acabam por optar pela Castração?

Apesar dos Animais Inteiros apresentarem vantagens como maior taxa de Ganho de Peso e melhor Eficiencia Alimentar, os animais Castrados tendem a apresentar maior proporção de gordura na carcaça e maior marmorização na carne, uma vantagem a ser discutida. Isto deve-ser levado em conta, principalmente se somado a facilidade do manejo de animais castrados, quando comparados aos animais inteiros, com destaque para a Sodomia Bovina (comportamento de monta ou trepação entre Gado Macho Inteiro).

Agora vale a pena calcular os "Ganhos e Vantagens de se criar Gado Macho Inteiro", mesmo com as desvantagens descritas acimas, quando se consegue amenizar ou solucionar problemas como a Sodomia Bovina.

Neste caso, vale o produtor investir em recursos que o possibilite investir na criação de Gado Macho Inteiro para uma produção de carne mais eficiente e viável economicamente, como no caso do produto Sodomia Plus, que que acaba com o problema da Sodomia ou Trepação Bovina, de forma rápida, sem necessidade de manejos e sem resíduos tóxicos.

Sodomia Plus possibilita ao produtor colher todas as vantagens em se criar Gado Macho Inteiro, para uma produção de carne mais eficiente e viável.

Mais informações, entre em Contato com Especialistas.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

Fonte: 1) Galbrait et al,. A note on the effect of castration on the growth performance and concentration of some blood metabolites and hormones in British Friesian male cattle. Animal Production, v.26, p.339-342,1978; 2) Imagem: revistagloborural.globo.com; 2) RESTLE et al, 2020. Desempenho na Fase de Crescimento de Machos Bovinos Inteiros ou Castrados de Diferentes Grupos Genéticos. Rev. bras. zootec., 29(4):1036-1043, 2000.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal