Homeopatia e Pecuária

Vermes Bovinos: Como Tratar e Prevenir de forma Eficiente e Econômica.

Vermes Bovinos são Parasitas Internos (Endoparasitas) que, ao se alimentar das vitaminas, proteínas, açúcares e sais minerais dos seus hospedeiros, no caso dos Bovinos geram perdas em produtividade, baixa conversão de ganho de peso e produção de leite; além de causar diversos sintomas que variam desde perda de apetite, de peso, diarreia, pelos secos, anemia; entre outros.

Existem diferentes Vermes Bovinos, que causam a Verminose; uma doença parasitária causada por Vermes que vivem no trato gastrintestinal ou nos pulmões dos Bovinos. Esses Vermes causam sintomas e problemas na Produção e Saúde Animal dependendo da espécie e do grau de infecção; fatores ligados a diversos fatores, como: clima, solo, tipo de pastagem, raça, idade do animal, entre outros. No Brasil, acredita-se que as perdas em produtividade, causadas por Verminoses sejam elevadas, principalmente pelo clima da maioria das regiões brasileiras, que é favorável ao desenvolvimento e proliferação dos Vermes. Isto é um dos motivos, da elevada taxa de procura e comercialização dos Vermífugos, quando comparados com outros Medicamentos Veterinários comercializados no Brasil.

Existem diversos tipos de Vermes Bovinos, dos quais se destacam o Haemonchus sp., um Verme gastrintestinal comum, que pode provocar anemias agudas. Outro Verme Bovino bastante conhecido é o Dictiocaulus viviparus,  um exemplo de Verme pulmonar. O controle da Verminose em Bovinos pode ser curativo ou preventivo, sendo indicado um controle curativo apenas quando existem animais com sintomas clínicos evidentes, devendo então realizar o tratamento em todo o rebanho e não apenas no animal doente. Já o controle preventivo, ou eja a Prevenção de Verminoses Bovinas, em geral é realizado através de Vermifugação.

Existem diferentes produtos químicos utilizados no combate às Verminoses Bovinas, como os benzimidazóis e avermectinas; sendo que medidas de segurança devem ser tomadas no caso do uso desses Vermífugos Químicos; como a troca uma vez por ano, do princípio ativo escolhido para controle preventivo da Verminose, a fim de retardar o aparecimento da resistência. Além disso, a toxicidade do produto, resíduos e o estado fisiológico e nutricional dos animais também devem ser considerados na Vermifugação.

             Verm Plus Vermífugo natural de amplo espectro

Neste contexto, fatores como a toxicidade do produto, necessidade de o período de carência e gastos, levaram ao desenvolvimento de novas tecnologias para o Controle e Prevenção das principais Verminoses em Bovinos, como no caso do medicamento Verm Plus, que tem ganho mercado, em decorrência de sua eficiência e  vantagens (isento de resíduos tóxicos, além de não necessitar de manejo para sua aplicação e apresentar baixo custo para o produtor rural).

Maiores Informações, Entre em Contato.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fonte: Azevedo, D. M. M. R.; et al. Principais Ecto e Endoparasitas que Acometem Bovinos Leiteiros no Brasil: Uma Revisão. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, v. 2, n. 1, 2008; 2) Imagem: planetasustentavel.abril.com.br

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal